A INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA: HISTÓRICO E PRÁTICA

Autores

  • Amanda Christine Orza Faculdade Santana
  • Amanda Acordi Faculdade Santana
  • Sandra Mara Dias Pedroso Faculdade Santana

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal exemplificar o papel do psicólogo escolar. Para a realização da mesma, foi utilizada abordagem qualitativa e os procedimentos para a criação consistiram em pesquisa bibliográfica. Com isso, foi verificado que o campo da psicologia escolar, ainda em construção, vem promovendo mudanças no olhar para a dinâmica escolar e acrescentando elementos essenciais para a promoção dos sujeitos ali presentes.

Biografia do Autor

Amanda Christine Orza, Faculdade Santana

Estudante de Psicologia.

Amanda Acordi, Faculdade Santana

Estudante de psicologia.

Sandra Mara Dias Pedroso, Faculdade Santana

Docente na Faculdade Santana

Referências

ANDALO, Carmem Silvia de Arruda. O papel do psicólogo escolar. Psicol cienc. prof. Brasília, v. 4, n. 1, p. 43-46, 1984. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931984000100009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20 de setembro de 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98931984000100009.

BARBOSA, Rejane Maria; MARINHO-ARAÚJO, Clasy Maria. Psicologia escolar no brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de psicologia, Campinas, v. 27, n. 3, p. 393-402, jul./set. 2010. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/3953/395335744011.pdf>.Acesso em: 22 set. 2018.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. Psicologia escolar: cenários atuais. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, dez. 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 set. 2018.

SOUZA, Marilene Proença Rebello De. Psicologia escolar e educacional em busca de novas perspectivas. Revista semestral da associação brasileira de psicologia escolar e educacional, São paulo, v. 13, n. 1, p. 179-182, jun. 2. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v13n1/v13n1a21>.Acesso em: 22 set. 2018.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Orza, A. C., Acordi, A., & Pedroso, S. M. D. (2018). A INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA: HISTÓRICO E PRÁTICA. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/786

Edição

Seção

Resumo Expandido