OS DESAFIOS DO PROFESSOR NOPROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Formar um bom leitor é uma das tarefas da escola. Esta pesquisa objetivou: Compreender como acontece a prática do professor no processo de alfabetização e letramento no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para responder à problemática: Quais os desafios enfrentados pelo professor no processo de alfabetização e letramento no 1º ano? Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa eexploratória, por proporcionar maior familiaridade com o problema. Foi realizada em três salas de aula de um colégio particular da cidade de Ponta Grossa – PR. Para de coleta de dados, foi utilizado um questionário contendo 04 questões abertas.Referências
ANDRADE, M. E. B. de Alfabetização e letramento. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 2011. FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizador letrando: da oralidade á escrita9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
RANGEL, AnnamariaPíffero; Alfabetizar aos seis anos. Porto Alegre:Mediação, 2009.
SOARES,Magda.Letramento:umtemaemtrêsgêneros.BeloHorizonte:Autêntica,2010.
_____________Alfabetização:aquestãodosmétodos.SãoPaulo:Contexto,2018.
_____________Alfabetização e letramento.6.ed-São Paulo 2017.
TEBEROSKY,Ana,COLOMER,Teresa. Aprender a ler e a escrever – uma proposta construtivista. Porto Alegre:Artmed, 2003.
VYGOTSKI,Lev.S.,Luria, A.R., Leontiev, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9 ed. São Paulo: Editora Ícone, 2001.