CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE VOCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM CORAL AMADOR

Yasmin Dell Anhol, Aliane de Fátima Dadona, Larissa Trzeciak, Tatiane da Silva Vieira

Resumo


O trabalho tem como objetivo investigar o conhecimento de crianças e adolescentes participantes de um coral infanto-juvenil amador, acerca da saúde vocal. O estudo foi realizado em uma instituição religiosa no interior Paraná. As crianças e adolescentes responderam um questionário sobre os conhecimentos de saúde vocal e seu uso na voz cantada. Os resultados mostraram que a maioria das crianças e adolescentes não conhecem o funcionamento vocal e não sabem como é a melhor forma de manter a saúde vocal. Entende-se então a necessidade de orientações específicas sobre o que é o aparelho fonador, como é utilizado da melhor maneira para o canto e quais são os cuidados para se manter uma voz com qualidade vocal sem alterações. 

Texto completo:

PDF

Referências


BEHLAH, M. Voz o Livro do Especialista. Ed.2 Rio de Janeiro: Revinter,2016. 342 p.

DINVILLE, C. A técnica da voz cantada. 2 ed. Rio de Janeiro: Enelivros. 1993. 1-2 p.

PAIZANI, D.S. Coro infanto-juvenil nos grupos corais do projeto guri reginal Ribeirão Preto: Repertório e formação do regente (Educador musical). Dissertanção de Mestrado – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2015. Disponível em: < file:///C:/Users/Yasmin/Downloads/000855980.pdf>. Acesso em: 13 set 2017.

ROSA, M. B., PRESTES, R. e MARGALL, A.C. Caracterização dos aspectos vocais de um coro infanto-juvenil. 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 set 2017. 1606 -1607 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.