PROGRAMA SAIBA: CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA FRENTE AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Fábio Henrique Bueno Laroca, Pedro Henrique Galeto, Yara Martini Klippel

Resumo


O Programa SAIBA é um subprojeto do Programa Patronato, que foi implementado pela equipe de Psicologia. Este programa tem como objetivo proporcionar aos beneficiários de pena alternativa que fazem o uso de substâncias psicoativas uma conscientização crítica sobre fatores contextuais que estão relacionados ao consumo destas substâncias. Nota-se a necessidade dessa intervenção de caráter preventivo, uma vez que o uso de substâncias psicoativas é considerado uma questão de saúde pública, pois possui forte ligação com a criminalidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Justiça. O uso de substâncias psicoativas no Brasil: módulo 1. (SUPERA: Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento / coordenação. Maria Lúcia Oliveira de Souza Formigoni) 6. ed. Brasília: Secretaria de Nacional de Políticas sobre drogas, 2014.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Moraes, 1980.

GONZALES Kelly S.M. A. A pena Alternativa de Prestação de Serviço à Comunidade como Direito Fundamental no âmbito de uma Execução Penal Digna. 2009. Fortaleza.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.