MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.

Jeniffer Hana Murmel, Ketlin Gomes, Paulo Fernando Zaratini

Resumo


Um mapa conceitual é um diagrama que indica a relação hierárquica entre alguns conceitos. Ele serve como instrumento para compartilhar, trocar e negociar estratégias de aprendizagem e de avaliação. Também por meio dele pode-se investigar mudanças na estrutura cognitiva do aluno, para que assim o professor possa modificar a abordagem dos conteúdos. Neste trabalho investigamos as potencialidades e fragilidades do uso de mapas de conceitos para o ensino de ciências. Apoiamo-nos em referências tais como: R. Tavares, Joseph D. Novak, D.B Gowin e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para evidenciar os pontos fortes do emprego dessa ferramenta. Os resultados indicam que os mapas conceituais são eficientes instrumentos e estratégias de ensino/aprendizagem para os alunos.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: MEC / SEF, 1998. 138 p. Disponível em: Acesso em 09.SET.2017.

NOVAK,J.D. e GOWIN, D.B. Aprender a aprender. Tradução ao português, de Carla Valadares, do original Learning how to learn. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1999.

MOREIRA, M.A. (2010). Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro Editora.

TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Cienc. Cogn., v. 12, n.5. 2007. Disponível emhttp://www.cienciasecognicao.org . Acesso em 09. SET.2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.