MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.

Autores

  • Jeniffer Hana Murmel Faculdade Santana
  • Ketlin Gomes
  • Paulo Fernando Zaratini

Resumo

Um mapa conceitual é um diagrama que indica a relação hierárquica entre alguns conceitos. Ele serve como instrumento para compartilhar, trocar e negociar estratégias de aprendizagem e de avaliação. Também por meio dele pode-se investigar mudanças na estrutura cognitiva do aluno, para que assim o professor possa modificar a abordagem dos conteúdos. Neste trabalho investigamos as potencialidades e fragilidades do uso de mapas de conceitos para o ensino de ciências. Apoiamo-nos em referências tais como: R. Tavares, Joseph D. Novak, D.B Gowin e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para evidenciar os pontos fortes do emprego dessa ferramenta. Os resultados indicam que os mapas conceituais são eficientes instrumentos e estratégias de ensino/aprendizagem para os alunos. 

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: MEC / SEF, 1998. 138 p. Disponível em: Acesso em 09.SET.2017.

NOVAK,J.D. e GOWIN, D.B. Aprender a aprender. Tradução ao português, de Carla Valadares, do original Learning how to learn. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1999.

MOREIRA, M.A. (2010). Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro Editora.

TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Cienc. Cogn., v. 12, n.5. 2007. Disponível emhttp://www.cienciasecognicao.org . Acesso em 09. SET.2017.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Murmel, J. H., Gomes, K., & Zaratini, P. F. (2018). MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/922

Edição

Seção

Resumo Expandido