GESTÃO DE COMPRAS DO SETOR DE MANUTENÇÃO EM UMA TRANSPORTADORA DE GRANDE PORTE DA CIDADE DE PONTA GROSSA

Guilherme Danchura Guimarães, Christopher Ferreira Carvalho, Mayara Cristina Ghedini da Silva

Resumo


A função compras desempenha um papel crucial para garantir o crescimento sustentado das organizações. Sua atuação influencia significativamente o alcance dos objetivos estratégicos e das metas organizacionais, logo a tomada de decisão com relação a compra de produtos e/ou contratação de serviços torna-se extremamente importante. A metodologia aplicada consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas decisões em compras na empresa pesquisada, atrelada a realização das pesquisas documental e bibliográfica, seguidas da pesquisa de campo pautada na observação não participante das atividades executadas no setor de Compras da empresa.


Texto completo:

PDF

Referências


BENITO, J. G. Efectos Competitivos de la Integración Estratégica de la Gestión de compras. Universia Business Review, n.12, p-10-21, 2006. Disponível em < https://ubr.universia.net/pdfs/UBR0042006010.pdf> Acesso em: 24 ago. 2018.

BRAGA, Antônio. Evolução Estratégica do Processo de Compras ou Suprimentos de Bens e Serviços nas Empresas. Revista Tecnologística. 2006.

CHEN, I. J; PAULRAJ, A. Towards a theory of supply chain management: the constructs and measurements. Journal of Operations Management, v. 22, n. 2, p. 119-150, 2004.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Universidade Feevale – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E- Acesso em: 24 Ago 2018.

THRULOGACHANTAR, P.; ZAILANI, The influence of purchasing strategies on manufacturing performance: An empirical study in Malaysia. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 22, n. 5, p. 641-663, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.