A EDUCAÇÃO ESPECIAL COM UM OLHAR FOCADO NO ESPECTRO AUTISTA

Marie Eli Garret Borges, Luana Eveline Tramontin

Resumo


A presente pesquisa trata de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia, e tem como objetivo principal descrever sobre o transtorno espectro autista e a visão da sociedade perante este indivíduo buscam-se também maneiras de como deve acontecer a prática pedagógica do professor e da equipe escolar em relação ao aluno espectro autista no âmbito escolar. O olhar é investigativo, não conclusivo. Para tanto, apóia-se em concepções da Declaração de Salamanca, na orientação das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial e LDBN 9394/96, e nos autores Cioli, Cufaro e Teixeira. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, com apoio bibliográfico.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Diretrizes Nacionais pra a educação Especial na Educação Básica. Secretaria de educação Especial – MEC/SEESP, 2001.

BRASIL, LDB. Lei 9394/96- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em .

CIOLI, Gabriela Celestino: Inclusão de autistas na escola regular: Reflexões iniciais. UEM; Maringá: 2014.

CUFARO, A.C. Quando a loucura vai à escola... Discursos de uma história. IN: Tratamento e escolarização de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento. Salvador; Ágma, 2000.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA Sobre Princípios, Politicas e Praticas na Área das Necessidades Educativas Especiais – 1994.

SEIXAS, T. B. H. AUTISMO: A VISÃO PSICOMOTORA Uma revisão bibliográfica do autismo na Psicomotricidade.UCM;Rio de Janeiro; 2006 [Online]. Acesso em: 27/07/2018. Disponível_em:.

TEIXEIRA, G. Transtornos Comportamentais na Infância e Adolescência. São Paulo; Rubio, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.