PSICOTERAPIA PSICODINÂMICA DE CRIANÇAS COM SINTOMAS EXTERNALIZANTES: REVISÃO NARRATIVA
Resumo
Os problemas de comportamento externalizante ou disruptivo, como agressividade e conduta desafiadora, são comuns na infância e acarretam repercussões significativas para o desenvolvimento. Este estudo teve como finalidade realizar uma revisão narrativa de pesquisas sobre a psicoterapia psicodinâmica de crianças com sintomas externalizantes, visando identificar os estudos existentes e investigar as contribuições dessa modalidade terapêutica. A metodologia consistiu em revisão narrativa de artigos científicos e livros consultados nos portais EBSCO e CAPES, utilizando descritores como “psychodynamic psychotherapy”, “child” e “externalizing symptoms”. A pesquisa priorizou publicações dos últimos 5 anos para manter a relevância, mas, devido à escassez de artigos, o escopo foi ampliado. Apesar da busca em português e inglês, a maioria dos achados foi predominantemente em língua inglesa. Os resultados apontaram escassez de artigos que comprovassem especificamente a eficácia da psicoterapia psicodinâmica em crianças apenas com sintomas externalizantes, sendo a maioria dos estudos de caso único ou múltiplos e publicados predominantemente em língua inglesa. Mesmo assim, verificou-se que a psicoterapia psicodinâmica pode ser benéfica nestes casos, desde que haja adaptação da técnica para atender às particularidades dessas crianças (como dificuldade em expressar emoções e resistência ao insight). As intervenções relevantes identificadas incluíram postura empática do terapeuta, delimitação de regras e limites no setting terapêutico, e uso de clarificação e interpretação para promover a tomada de consciência de comportamentos disfuncionais. A Psicoterapia Lúdica Expressiva de Apoio (PLEA), focada no reforçamento do ego, mostrou resultados positivos em estudo naturalístico com nove meninos diagnosticados com transtorno de oposição desafiante, com melhorias no funcionamento social e emocional relatadas por terapeutas, pais e professores. Outro estudo constatou melhora significativa em crianças com sintomas externalizantes, sendo que aquelas em tratamento intensivo por mais de um ano apresentaram resultados superiores ao tratamento menos frequente. O trabalho conjunto com os pais, especialmente por meio de treinamento parental, também se mostrou eficaz e fortaleceu o vínculo familiar. Conclui-se que, embora a psicoterapia psicodinâmica seja uma modalidade de atendimento baseada em evidências para sintomas externalizantes e internalizantes, há necessidade de mais investigações que sustentem uma base sólida de evidências para essa população. O tratamento requer flexibilização da técnica para atender às particularidades dessas crianças, bem como preparo do terapeuta para lidar com fortes sentimentos contratransferenciaisDownloads
Publicado
22-10-2025
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2025 Barbara Schaicouski, Eduarda Caroline de Oliveira, Lucas Panachewicz Pietrochinski , Gabriel Henrique Baier de Andrade , Edimara Gomes Rambo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
PSICOTERAPIA PSICODINÂMICA DE CRIANÇAS COM SINTOMAS EXTERNALIZANTES: REVISÃO NARRATIVA. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2914