O FUTEBOL COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO
A CONTRIBUIÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E CIDADÃ
Resumo
Resumo: O futebol, considerado uma das manifestações culturais mais significativas no Brasil, vai além do aspecto esportivo, assumindo papel central em processos educativos e de inclusão social. Nesse contexto, os projetos sociais esportivos têm se consolidado como espaços de aprendizagem que articulam cultura, cidadania e prática pedagógica (Daolio, 2005; Franco Júnior, 2007). A finalidade deste trabalho foi analisar o futebol enquanto ferramenta de transformação social, com ênfase na contribuição de projetos sociais para a formação acadêmica e cidadã de estudantes de Educação Física. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e bibliográfico. Foram analisados textos e estudos sobre projetos sociais de futebol desenvolvidos em comunidades em situação de vulnerabilidade, permitindo compreender como tais iniciativas contribuem para a formação integral do futuro profissional. Os resultados apontaram que a vivência prática nesses espaços promovem não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas e pedagógicas, mas também a consolidação de valores como cooperação, disciplina, empatia e responsabilidade social (Mello et al., 2018; Flach et al., 2023). Estudos sobre dupla jornada e formação acadêmica indicam que o envolvimento em projetos contribui para a construção de trajetórias educativas mais complexas e para a conciliação entre estudos e prática esportiva (Souza et al., 2023; Costa et al., 2022). Além disso, pesquisas que analisam o futebol enquanto manifestação cultural destacam seu potencial de inclusão e de redução de desigualdades quando articulado a políticas e ações sociais (Daolio, 2005; Miranda et al., 2018). Conclui-se que os projetos sociais de futebol representam um campo fértil de aprendizagem, em que acadêmicos de Educação Física se desenvolvem como profissionais críticos, criativos e comprometidos com a transformação social. A experiência nesses ambientes vai além da transmissão de fundamentos esportivos, configurando-se como prática formativa integral que articula dimensões culturais, pedagógicas e cidadãs. Assim, reafirma-se o potencial do futebol como linguagem cultural e como instrumento de inclusão e formação, fortalecendo a ideia de que o esporte pode ser um elo entre educação, cidadania e transformação social.Downloads
Publicado
22-10-2025
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2025 David Marins, Atlântico Souza Ribeiro, Luiz Marcelo Lara, Walderson Nunes Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
O FUTEBOL COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E CIDADÃ. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2946