PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL REGENTE FEIJÓ
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as impressões iniciais referente a participação no PIBID em Educação Física, desenvolvido no colégio Estadual Regente Feijó, localizado no município de Ponta Grossa/PR. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e visa oportunizar aos acadêmicos das licenciaturas o aprendizado sobre a profissão docente conforme a realidade escolar. Em termos metodológicos este trabalho de pesquisa configura-se como um estudo de caso, face aos procedimentos técnicos adotados e exploratória em relação aos objetivos apresentados. A participação no programa ocorre às segundas-feiras, no período da manhã, sob a supervisão do professor preceptor Itamar Telles dos Santos e tem como foco as aulas ministradas para os alunos do Ensino Médio. Os acadêmicos utilizam um diário de campo e uma ficha estruturada para obtenção dos dados referente as observações empreendidas. Até o momento, tais instrumentos de pesquisa possibilitaram identificar que a metodologia do preceptor articula abordagem procedimental (emprego de aulas práticas) com o viés conceitual do ensino (aulas teóricas realizadas em sala de aula). Essa abordagem se faz necessária para adequar o ensino às condições do clima e a disponibilidade da quadra de esportes (que além de não possuir cobertura para proteção da chuva e do sol, ainda é compartilhada por outros professores de Educação Física). Apesar da estrutura para as aulas não ser adequada, observou-se que o professor dispõe de materiais suficientes como: bolas de voleibol, futsal e basquete, além de jogos de tabuleiro, raquetes e bolinhas para a prática do tênis de mesa. Os conteúdos predominantes foram os esportes de rede e raquete, esportes de invasão e brincadeiras e jogos, conforme unidades temáticas da BNCC (2018). Durante o período de observação, constatou-se que a existe uma excelente relação do preceptor com as turmas, o que torna as aulas mais leves e participativas. O professor Itamar procura conduzir as aulas de maneira organizada, dinâmica e flexível, adaptando- se às condições dos alunos. A forma como administra os imprevistos mostra sua capacidade de adaptar o planejamento. As aulas de Educação Física observadas permitiram reconhecer que o Colégio Regente Feijó também é um importante espaço de socialização para os escolares. Durante esse período de participação no programa os acadêmicos tiveram a oportunidade de conversar com os discentes (para entender suas preferências e o que eles pensam sobre a disciplina), bem como auxiliar na organização do trabalho pedagógico do professor preceptor. Essa experiência inicial possibilita que os participantes do PIBID observem de perto o dia a dia de um professor de Educação Física e suas condições laborais. Constata-se que a disciplina vai muito além da prática esportiva, sendo um importante espaço para o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Por fim, ressalta-se que a experiência adquirida até o momento é muito valiosa para a formação profissional, na medida em que prepara os futuros professores para os desafios da profissão, mostrando a relevância da Educação Física como um componente essencial na formação integral dos estudantes.Downloads
Publicado
22-10-2025
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2025 Isadora Godoi, Samuel Mileski FERRASSO, Clóvis Marcelo SEDORKO

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Como Citar
PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL REGENTE FEIJÓ: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2976