ANÁLISE DO FILME "A TEORIA DE TUDO" SOB O OLHAR DA LOGOTERAPIA

Maria Ivonilda Dos Santos Pedroso, Donizeti Pessi

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise do filme "A Teoria de Tudo" com foco na Logoterapia, abordagem de Viktor Frankl, que tem como fundamento o encontro do sentido na existência humana, e olha o ser humano como um ser bio-psico-espiritual (noético). Apresenta no desenrolar da análise conceitos sobre a Logoterapia e análise existencial, um breve resumo da história de Viktor Frankl, fundador desta teoria,e alguns conteúdos da Logoterapia como os valores existenciais (de atitude, vivenciais e criadores), bem como a liberdade, responsabilidade e autotranscendência. Através da interpretação do filme, baseado na história real de Stephen William Hawking, o qual é diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), isto o impossibilita de fazer qualquer movimento, comunicando-se apenas com os olhos e com previsão de dois anos de vida. Esta análise pretende apontar a importância da Logoterapia para a psicologia e para as pessoas que em alguma fase de suas vidas se perguntam o porquê de sua existência, sendo utilizado o método de pesquisa bibliográfica, descritiva e análise existencial.

Texto completo:

PDF

Referências


A TEORIA DE TUDO (THE THEORY OF EVERYTHING, 2014) Direção: James Marsh. Produção: Anthony McCarten, Eric Fellner e, Tim Bevan.Roteiro: Anthony McCarten. Elenco principal: Eddie Redmayne (Stephen), Felicity Jones (Jane), Charlie Cox (Jonathan) eMaxinePeake (Elaine) entre outros. Gênero: Drama.2014. Disponível em: https://filmow.com/a-teoria-de-tudo. Acesso em: 02 jan. 2017

AQUINO, Thiago Antonio Avellar deet al.Logoterapia& Educação: fundamentos e prática. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2010.

______, et al.Avaliação de uma proposta de prevenção do vazio existencial com adolescentes. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.1, pp.146-159. ISSN 1414-9893. .

______. Logoterapia e análise existencial: Uma introdução ao pensamento de Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2013.

______. Sentido da Vida e valores no contexto da educação: Uma proposta de intervenção à luz do pensamento de Viktor Frankl. 1.ed. São Paulo: Paulinas, 2015.

ARAGUAIA, Mariana. "Stephen William Hawking". Brasil Escola. Disponível em:Acessoem:04 jan. 2017.

FRANKL, Vitor Emil. Em busca de sentido: Um psicólogo no campo de concentração. 36. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2014.

______. Logoterapia e Análise Existencial: textos de seis décadas. Tradução de Casanova, Marco Antônio Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

______. A vontade de sentido:fundamentos e aplicações da Logoterapia.Tradução Ivo Studart Pereira. 1.ed. São Paulo: Paulus, 2011.

GIL, A.C. Como elaborar projeto de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 3.ed. Digitalizado por TupyKurumin. Rio de Janeiro, 2001.

KOCHLA, K. R. A. O encontro do sentido: uma luz para a trajetória resiliente das mães que vivenciaram o câncer. 105f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, 2014. Acesso em: 04 jan. 2017.

KROEFF, P. Logoterapia e Existência: A importância do Sentido da Vida. Porto Alegre: Evangraf, 2014. 18

LUCENA, Stefanny Karulyne Figueiredo de; RAMALHO, Tamiris Molina Marcelo; ASSIS, Nathália Christina Lacerda. Logoterapia e Análise Existencal: uma breve introdução. In: AQUINO, Thiago Antonio Avellar de. Os filmes que vi e os livros que li com Viktor Frankl: interfaces entre a ficção e a análise existencial. 1.ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, cap. I, p. 11-15

MIGUEZ, E. M. Educação em busca de sentido: Pedagogia inspirada em Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2014. PEREIRA, I. S. A Ética do Sentido da Vida: Fundamentos Filosóficos da Logoterapia. Aparecida, SP: Idéias& Letras, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.