A SECRETÁRIA EXECUTIVA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Camila De Fatima Pereira
  • Kaliane Souza

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso foi realizado com o objetivo de demonstrar que o profissional de Secretariado Executivo pode auxiliar na resolução de conflitos dentro da organização em que atua, podendo resolver os conflitos que acontecem a sua volta, pois possui conhecimentos que o capacitam a ter domínio diante dos problemas podendo classificar e aplicar soluções, seja dentro de uma equipe, grupos ou em situações individuais. Os conflitos são inevitáveis, eles podem ocorrer a qualquer momento e com qualquer tipo de pessoa, de diferentes idades personalidades, culturas e interesse diferentes. Contudo existem inúmeros tipos de conflitos que ocorrem dentro da organização sendo alguns deles os conflitos pessoais, conflitos interpessoais e conflitos organizacionais. A coleta de dados foi realizada em uma clínica de saúde situada na cidade de Ponta Grossa – PR, questionário este composto de seis perguntas objetivas. Foram entrevistadas vinte secretárias. Como resultado foi possível constatar que a secretária executiva pode atuar na resolução de conflitos nas organizações. As teorias que embasaram esta pesquisa foram BERG (2012), CHIAVENATO (1993) e FIGUEIREDO (2012).

Referências

BARBOSA, Christian. Estou em Reunião: um programa para modernizar as reuniões na sua empresa. Rio de Janeiro: Agir, 2009. 159 p.

BERG, Ernesto Artur. Administração de Conflitos: abordagens práticas para o dia a dia. 1.ed. Curitiba: Jaruá, 2012.

BRUCE, Anne. Como Motivar Sua Equipe. Rio de Janeiro: 2° Ed, 2006.

BURBRIDGE, R.Marc; Burbridge, Anna.Gestão de conflitos: desafio do mundo corporativo.São Paulo: Saraiva, 2012.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 505 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: Abordagens descritivas e explicativas. 4.ª ed. São Paulo: Makron Books - MacGraw Hill, 1993.

CUNHA, M., Rego, A., Cunha R. & Cardoso, C. Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH,2007. p 536

DAMETTO, André. A importância do equilíbrio entre vivências pessoais e profissionais como um meio de aumentar a satisfação de vida. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, 2007.

FIGUEIREDO, Lara Joana Lopes de. A Gestão de Conflitos Numa Organização e Conseqüentemente a Satisfação dos Colaboradores. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Em gestão, Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, Pólo de Viseu, 2012. Cap. 05.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisas. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2010.

GOLZE, Ana Camila et al. 2015. O papel e a valorização da secretária executiva no mundo corporativo.<http://www.revistaeficiencia.com.br> Acessado em: 17 de maio de 2017.

LOTZ, E. e GRAMMS, L. Gestão de talentos. Curitiba: Editora Ibpex, 2012

LUECKE, Richard. Criando Equipes. Rio de Janeiro: Editora Record, 2010.

MARINHO, Ana Paula (Org.). Framework Do Plano de Carreira do Profissional Secretário. São Paulo: 2015. 144 p.

MARTINS, Cibele Barsalini.D’ELIA, Bete. (Orgs.). Modelosde gestão no contexto do profissional de secretariado. Departamento de Ciências da Administração/UFSC.Florianópolis,2015

MATTAR, FauzeNajib. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento, execução e análise.7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014

MEDEIROS, João Bosco. ; HERNANDES, Sônia. Manual da secretária. 7. Ed. São Paulo: Atlas,1999

MEDEIROS, João Bosco; HERNANDES, Sônia. Manual da secretária. 8. Ed. São Paulo: Atlas,2003

NASCIMENTO, Eunice. Comportamento Organizacional. IESDE- Inteligência Educacional e Sistema de Ensino. Curitiba ,2008.

PIMENTEL, Alex. Curso de gerência de projetos. São Paulo: Digerati Books, 2008

ROBBINS, Stephen P.. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

ROBBINS, Stephen P.. Comportamento Organizacional. Ed Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2005.

SILVA, Kelly Fernanda da et.al. Motivação como aumento da satisfação e melhoria de desempenho na empresa de materiais rodantes. RevistaEletrônica: “DiálogosAcadêmicos, Sertãozinho-sp, p.01-23, 2013.

SIMONS, Tony; PETERSON, Randall .Task Conflict and Relationship Conflict in Top Management Teamsv.In JournalofAppliedPsychology.EUA: 2000.

VERGARA Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas S.A, 2012

WISINSKI. Jerry. Como resolver conflitos no trabalho. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

Publicado

14-11-2018

Como Citar

Pereira, C. D. F., & Souza, K. (2018). A SECRETÁRIA EXECUTIVA NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/1218

Edição

Seção

Bacharelado em Secretariado Executivo