O BRINCAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Stefany Correia
  • Ingrid Gayer

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação Infantil como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, bem como descrever a trajetória histórica da ação lúdica no aprendizado da criança. E ainda, relacionar o jogo, o brincar e o brinquedo como colaboradores no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e, por fim, averiguar a prática pedagógica dos professores da Educação Infantil voltada para a promoção do brincar no contexto escolar. Para tanto, inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura acerca da temática, baseando-se principalmente nos seguintes autores: Betthelheim (1988); Bissoli (2005); Kishimoto (2002) (2011); Kuhlmann (2015); Maluf (2003); Modesto (2014); entre outros. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com as professoras da Educação Infantil de uma escola da rede privada e uma da rede pública da cidade de Ponta Grossa – PR.   Por meio da pesquisa, foi possível constatar o valor das brincadeiras para a aprendizagem, tornando-a mais prazerosa, além de ser um meio para despertar o interesse das crianças, trabalhar a atenção e estimular a imaginação delas.

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

Correia, S., & Gayer, I. (2022). O BRINCAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2202

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia