O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL FRENTE ÀS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Autores

  • Tamiris Batista
  • Lucimara Glap

Resumo

O presente artigo busca contextualizar o problema social dos meninos de rua. Embora esta questão seja um problema social, percebe-se que não há políticas públicas eficazes para o enfrentamento deste problema. Este artigo visa contribuir com a discussão sobre o tema, esplorando os objetivos apresentados como: Geral: Compreender o papel do educador social frente ao trabalho com as crianças e adolescentes retirados da situação e Específicos: Apontar, historicamente, as políticas sócias para crianças e adolescentes; Identificar a situação dos meninos de rua no Brasil; Analisar as medidas tomadas pelo Educador Social para solucionar os enfrentamentos da situação de rua das crianças e adolescentes; Perceber a importância dos escritos de Paulo Freire para os meninos de rua. Ao evidenciar esse embate o presente artigo procura tornar visiveis estes meninos de rua perante a sociedade. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, e utilizou-se como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. Este estudo aborda algumas políticas públicas elaboradas desde o ano de 1927 até os dias atuais, bem como discorre sobre os meninos de rua e a relação com os edcuadores sociais com estes sujeitos; e faz uma explanação sobre a obra de Paulo Freire Meninos de Rua. Constatou-se que, embora se tenham criado ordenamentos jurídicos para resguardar os direitos destas crianças e adolescentes, não há uma reversão no quadro de exclusão e violência em que os mesmos se encontram.

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

Batista, T., & Glap, L. (2022). O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL FRENTE ÀS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2203

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia