OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA CRIANÇA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Paloma Aparecida Ienk
  • Ingrid Gayer

Resumo

Este artigo apresenta e discute sobre os desafios que a criança enfrenta durante a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental l, tendo como objetivo analisar as questões que envolvem essa passagem, descrever os desafios no processo de adaptação da criança, e verificar o papel do professor frente a adaptação da criança ingressa no 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, baseando-se principalmente nos seguintes autores: Soares (2004); Barboza (2017); Lopes (2006); Kaloustian (1998); Vygotsky (1991); Tardif (2012) e Freire (2002). Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com professoras do Infantil V e do 1º ano do Ensino Fundamental l. Por meio deste estudo, foi possível constatar que a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I, deve ser pensando a partir de um ambiente lúdico de aprendizagem, da troca constante de experiências entre os professores destas etapas de ensino, da participação da família e das atividades diversificadas, como meio de ajudar o educando nesta transição, promovendo o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Downloads

Publicado

29-09-2022

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia

Como Citar

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA CRIANÇA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. (2022). Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2204