OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA CRIANÇA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Paloma Aparecida Ienk
  • Ingrid Gayer

Resumo

Este artigo apresenta e discute sobre os desafios que a criança enfrenta durante a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental l, tendo como objetivo analisar as questões que envolvem essa passagem, descrever os desafios no processo de adaptação da criança, e verificar o papel do professor frente a adaptação da criança ingressa no 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, baseando-se principalmente nos seguintes autores: Soares (2004); Barboza (2017); Lopes (2006); Kaloustian (1998); Vygotsky (1991); Tardif (2012) e Freire (2002). Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com professoras do Infantil V e do 1º ano do Ensino Fundamental l. Por meio deste estudo, foi possível constatar que a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I, deve ser pensando a partir de um ambiente lúdico de aprendizagem, da troca constante de experiências entre os professores destas etapas de ensino, da participação da família e das atividades diversificadas, como meio de ajudar o educando nesta transição, promovendo o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

Ienk, P. A., & Gayer, I. (2022). OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA CRIANÇA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2204

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia