A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

DIFICULDADES E AVANÇOS

Autores

  • Ângela Cristina Rosa
  • Francine Kwiatcowski Kouba
  • Luana Tramontin

Resumo

A principal motivação para a realização desta pesquisa partiu do pressuposto de investigar como acontece o processo de inclusão dentro de escolas públicas e escolas privadas, esquadrinhar sua evolução e os pontos ainda vulneráveis, os desafios ainda enfrentados tanto pelos profissionais de educação, como pelas crianças com deficiência (transtornos, ou síndromes) e suas famílias, bem como os avanços alcançados pela educação inclusiva. Para tal intento foram escolhidas uma escola da rede municipal e uma escola da rede privada, como campo de pesquisa para análise. Das transformações sociais e educacionais históricas, observa-se nas últimas décadas, discursos, documentos e práticas que tem acontecido com relação à inclusão num contexto geral, algumas assertivas, outras que ainda estão somente no papel, mas um tema com tanto ainda a crescer. Pode- se afirmar que estudar sobre a inclusão no Brasil hoje, aprofunda a compreensão sobre as novas estruturas políticas mais recentes, e das históricas lutas travadas até hoje pela inclusão, das pessoas com deficiência na escola regular e para uma sociedade inclusiva. O presente trabalho tem com pretensão de contribuir para uma maior compreensão sobre a inclusão praticada nas escolas pelos profissionais de educação, aprofundadas na pesquisa bibliográfica. A partir dos resultados obtidos foi possível identificar que evidencia-se a necessidade urgente de uma abertura de consciência, uma dose de empatia, e formação prática nas escolas, para que o ideal da inclusão não permaneça apenas palavras belas, porém sem vida, utopia, enquanto na realidade as crianças inclusas sejam prejudicadas por não terem acesso a um ensino de qualidade e uma acolhida digna da riqueza que é o seu ser diferente.

Downloads

Publicado

29-09-2022

Como Citar

Rosa, Ângela C., Kouba, F. K., & Tramontin, L. . (2022). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: DIFICULDADES E AVANÇOS. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2207

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia