A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL

ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores

  • Daniel José da Silva Mariano
  • Lucimara Glap

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo contextualizar o ensino de Filosofia no Brasil. Para que possamos atingir o objetivo proposto, traçamos um panorama histórico referente ao surgimento desta.Enquanto status de disciplina percebemos, durante nosso estudo, que houveram momentos em que a Filosofia atinge maior visibilidade e, em outros ela é simplesmente suprimida. A análise de documentos norteadores de formulação de currículo como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e também da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCCEN) nos trazem alguns indícios, de como, a disciplina de Filosofia esta sendo “tratada” pelos orgãos oficiais de educação. A metodologia adotada para esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, pois a abordagem qualitativa se preocupa com o nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, de motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes (MINAYO, 2014) com procedimento bibliográfico pois é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos e documental, pois utilizou-se materias primários que não receberam tratamento analítico. Os resultados apontam que a disciplina de Filosofia passou por muitos altos e baixos, houveram momentos que aconteceu sua ascencão e momentos que desapareceu dos curriculos escolares, recentemente esta presente nos curriculos brasileiros, mas consideramos como forma injusta de educação filosófica, pois a disciplina está a mercê dos estudantes brasileiros das escolas públicas.

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

Mariano, D. J. da S. ., & Glap, L. (2022). A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL: ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2216

Edição

Seção

Licenciatura em Filosofia