ATLETISMO ESCOLAR

Autores

  • Bruno Derkacz Cherevati
  • Rafael Rogério Hanke
  • Clóvis Marcelo Sedorko

Resumo

O atletismo é considerado o desporto base e o conteúdo clássico da Educação Física,contudo, a literatura acadêmica evidencia que a abordagem deste conhecimento temsido negligenciada no âmbito escolar, devido a problemas como falta de preparodocente e ausência de implementos e espaços adequados nas instituições escolares.Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo apresentar sugestões pedagógicas paraa abordagem desse conteúdo nas aulas de Educação Física, bem como sugerirpossibilidades de adaptações nos implementos da referida modalidade. A metodologiaadotada foi a pesquisa bibliográfica e os resultados demostram que a confecção demateriais alternativos representa uma importante oportunidade para suprir a carênciadesses objetos nas escolas, sobretudo nas instituições públicas de esnino,assegurando dessa forma a aprendizagem dos alunos. As sugestões pedagógicasapresentadas com o devido respaldo da literatura acadêmica, podem subsidiar oplanejamento e o trabalho do professor, beneficiando consequentemente os escolaresno tocante a ampliação da cultura esportiva. Por fim, conclui-se que o atletismo deveser mais valorizado e desenvolvido nas aulas, fato que refletirá na melhoria e naqualidade da Educação Física, proporcionando assim um ensino diferenciado eimportante na formação pessoal, social, física e cognitiva de seus alunos.

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

Cherevati, B. D., Hanke, R. R., & Sedorko, C. M. (2020). ATLETISMO ESCOLAR. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2223

Edição

Seção

Licenciatura em Educação Física