A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ALUNOS COM TDAH

O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Franciele Barbosa de Lima
  • Harrison Felipe Costa
  • Jackson Pinheiro da Costa
  • Cristiane Aparecida Costa

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal destacar a contribuição das práticas pedagógicas direcionadas utilizadas nas aulas de Educação Física no desenvolvimento de alunos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Para tanto, foram realizadas pesquisas e levantamento bibliográfico a fim de compreender algumas das características e aspectos apresentados pelos indivíduos diagnosticados com TDAH. Destacam-se questões de como o componente curricular Educação Física pode contribuir para com o desenvolvimento da criança com TDAH, em relação aos aspectos motores, cognitivos e psicológicos, ampliando suas potencialidades e respeitando suas necessidades e limitações. O trabalho abordou ainda o papel do professor enquanto profissional que percebe as necessidades dessas crianças e propicia um trabalho de maneira significativa e lúdica e que a partir de atividades direcionadas, jogos e brincadeiras, busca atender as necessidades da criança com esse transtorno. Esse trabalho ressalta, portanto, uma reflexão em torno de como as práticas pedagógicas dentro da Educação Física podem ser uma maneira de contribuir para com o desenvolvimento integral da criança com TDAH.

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

Lima, F. B. de, Costa, H. F., Costa, J. P. da, & Costa, C. A. (2020). A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ALUNOS COM TDAH: O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2224

Edição

Seção

Licenciatura em Educação Física