ESTÉTICA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Camila Canha da Luz
  • Rudnei da Roza Abreu

Resumo

Na contemporaneidade vivem-se dias agônicos, um tempo em que o valor está nas coisas, as pessoas têm se moldado ao ter, influenciadas por um sistema excessivamente voltado ao acúmulo de bem material, como se a razão de ser da existência residisse nas coisas. Caminhar e admirar a natureza é algo retrógrado, pois não se tem tempo mais para esse tipo de contemplação, a contemplação da beleza natural. Neste cenário estão imersos os docentes, numa sociedade que privilegia o Ter ao invés do Ser, que prioriza o material. As relações sensíveis são superficiais, a colaboração de uns com os outros não acontece, e os valores como alteridade, empatia, são cordialidades para se manter um contrato social, tem-se perdido a beleza do Ser. Por tais razões, este estudo pretende analisar como a Estética enquanto Ciência do Sensível contribui para a formação humana e a experiência pedagógica do professor. Buscou-se demonstrar o que é a Estética e a Educação e como as duas disciplinas estão estreitamente vinculadas, para então discutir sobre a formação humana e profissional do professor e por fim apresentar as contribuições de uma educação estética para o professor em sua vida privada, social, e em sua práxis pedagógica. Para tanto revisam-se teóricos: Abbagnano (2012), Freire (2006), Gadotti (1987), Huisman (1984), estes são os principais autores que fundamentam a pesquisa. No objetivo de resultar numa proposta de educação estética, que humaniza a si mesmo e humaniza-se os outros, por meio de um processo educacional que conduza à emancipação dos sujeitos.

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Publicado

08-12-2020

Como Citar

Luz, C. C. da, & Abreu, R. da R. (2020). ESTÉTICA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2243

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia