OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO DA PESSOA SURDA NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR

Autores

  • Maryelle Martins Soek
  • Analia Maria de Fátima Costa

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios do professor no processo de ensino da pessoa surda nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado por meio,de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um questionário com 2 (duas) questões fechadas e 7 (sete) abertas, tendo como problemática: quais são os desafios enfrentados pelo professor no processo de ensino e aprendizagem da pessoa surda nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A coleta de dados ocorreu em duas escolas públicas do Ensino Fundamental, localizadas na cidade de Ponta Grossa-PR. O tema foi aprofundado através dos autores e pesquisadores: Lacerda (2000), Lodi (2012), Silva (2002), Skliar (1997), Quadros (1997), Machado (2008), entre outros. No que se diz respeito aos dados analisados, constatou-se os principais desafios enfrentados por parte do professor em relação ao ensino da pessoa surda, como a falta de um intérprete no interior da sala de aula, fragilidade na formação do professor e desconhecimento no uso da LIBRAS. Portanto, a pesquisa aponta a necessidade da continuidade de reflexões sobre quando esses desafios serão superados tanto por parte do professor como da pessoa surda no contexto do ensino regular.

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

Soek, M. M., & Costa, A. M. de F. . (2020). OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO DA PESSOA SURDA NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2245

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia