OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO DA PESSOA SURDA NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios do professor no processo de ensino da pessoa surda nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado por meio,de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um questionário com 2 (duas) questões fechadas e 7 (sete) abertas, tendo como problemática: quais são os desafios enfrentados pelo professor no processo de ensino e aprendizagem da pessoa surda nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A coleta de dados ocorreu em duas escolas públicas do Ensino Fundamental, localizadas na cidade de Ponta Grossa-PR. O tema foi aprofundado através dos autores e pesquisadores: Lacerda (2000), Lodi (2012), Silva (2002), Skliar (1997), Quadros (1997), Machado (2008), entre outros. No que se diz respeito aos dados analisados, constatou-se os principais desafios enfrentados por parte do professor em relação ao ensino da pessoa surda, como a falta de um intérprete no interior da sala de aula, fragilidade na formação do professor e desconhecimento no uso da LIBRAS. Portanto, a pesquisa aponta a necessidade da continuidade de reflexões sobre quando esses desafios serão superados tanto por parte do professor como da pessoa surda no contexto do ensino regular.Downloads
Publicado
08-12-2020
Como Citar
Soek, M. M., & Costa, A. M. de F. . (2020). OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO DA PESSOA SURDA NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2245
Edição
Seção
Licenciatura em Pedagogia