EDUCAÇÃO DO CAMPO

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Maiara Aparecida Ferreira da Maia
  • Maria Elganei Maciel

Resumo

A pesquisa teve como objetivo principal analisar quais são as dificuldades encontradas pelos professores no ambiente escolar do campo e como específicos contextualizar a educação do campo; Descrever sobre a legislação da educação do campo e suas implicações educacionais; e verificar as dificuldades encontradas por professores do campo em uma escola pública. A problemática era responder quais são as dificuldades encontradas pelos professores no ambiente escolar do campo. A elaboração desse trabalho justifica-se a partir da vivência da pesquisadora no ambiente do campo, visto que reside desde seu nascimento no Distrito de Itaiacoca, considerado rural e detectou durante a vida escolar, certas dificuldades tanto por parte do professor como do aluno. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa qualitativa, bibliográfica além de apoiar-se em estudo descritivo utilizando como instrumento questionário com questões mistas. O trabalho está estruturado em seis seções, sendo: A primeira seção refere-se à Introdução, tema abordado, a problemática, os objetivos e metodologia. Após, explana-se sobre a educação no campo, um recorte histórico, os aspectos políticos e legais que a embasam. A terceira seção apresenta a formação inicial e continuada de professores. Em seguida descreve a metodologia utilizada e fornece dados dos procedimentos utilizados. Após, apresenta-se a análise dos dados. Por fim, a última seção traz as considerações finais sobre a pesquisa realizada, concluindo-se que os principais problemas levantados pelos professores dizem respeito às especificidades em relação a escola do campo e as dificuldades de locomoção do professor para participação em reuniões ou cursos.

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

Maia, M. A. F. da, & Maciel, M. E. (2020). EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO COTIDIANO ESCOLAR. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2246

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia