OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Gilmara Mattozo
  • Thefanny Scurupa
  • Maria Elganei Maciel

Resumo

O presente artigo que resultou em um trabalho de Conclusão de Curso, apresenta os desafios da alfabetização e letramento nos anos iniciais, abordando os dois processos de extrema importância nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, espera-se que a criança no processo de alfabetização, não somente decodifique as palavras, mas que saiba interpretá-las. Para isso, o professor alfabetizador precisa compreender o significado deste processo de alfabetizar letrando no processo de ensino aprendizagem da criança. A problemática em questão tinha como objetivo responder quais eram os desafios encontrados pelos professores no processo de alfabetização e letramento. Sendo assim, o presente artigo teve como objetivo analisar os desafios encontrados na alfabetização pelas professoras das redes privadas de ensino no momento da sua prática dentro da sala de aula. A metodologia do artigo contou com pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionário, contendo questões mistas. Após a análise do questionário conclui-se que alguns dos desafios encontrados pelas professoras foram: falta de motivação pelo estudo, ausência da família e falta de pré requisitos.

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

Mattozo, G., Scurupa, T., & Maciel, M. E. (2020). OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2247

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia