JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alexandra Pomagerski Vogler
  • lisangela C. O. Victor
  • Joslaine Aparecida de Azevedo
  • Analia Maria de Fátima Costa

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar como ocorre a prática pedagógica do professor no trabalho com jogos e brincadeiras no ambiente dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado por intermédio de pesquisa qualitativa, na qual foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas com o intuído de responder à problemática: De que forma ocorre a prática pedagógica do professor no trabalho com jogos e brincadeiras no ambiente dos anos iniciais do Ensino Fundamental? A coleta de dados ocorreu em uma escola municipal e uma particular da cidade de Ponta Grossa – PR, nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Os principais autores referenciados foram: Antunes (2012), Bemvenuti (2013), Brougere (1998), Dante (1998), Huizinga (2000), Kishimoto (1999, 2005, 2010, 2011), Lara (2005), Maluf (2009/2014), Murcia (2005), Pessi (2018), Pozas (2013), Santos (2000), Silveira (2001), Teixeira (2010), Von (2001) e Vygotsky (1998). A partir dos dados analisados contatou-se que as professoras das escolas pesquisadas utilizam-se do jogo, do brinquedo e da brincadeira no dia a dia escolar, os quais são essenciais para a aquisição e fixação de novos conteúdos, proporcionando uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, como também contribuem para o desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e integral da criança.

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

Vogler, A. P. ., Victor, lisangela C. O. ., Azevedo, J. A. de ., & Costa, A. M. de F. . (2020). JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2248

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia