A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL
EXPERIÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS FONOAUDIÓLOGOS
Resumo
A década de 60 possibilitou a instituição dos primeiros cursos de Fonoaudiologia no Brasil, especializando profissionais para reabilitar os distúrbios da comunicação, contudo, a construção histórica das práticas ocorreu principalmente na década de 20, relacionadas ao controle da linguagem. Sabe-se que a atuação da fonoaudiologia no âmbito educacional é histórica e atualmente tem crescido, portanto, se faz necessária uma formação inicial que constitua profissionais crítico-reflexivos e comprometidos com o papel social da Fonoaudiologia, compreendendo a realidade da educação brasileira. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar a percepção dos profissionais fonoaudiólogos sobre a sua formação e atuação na área de Fonoaudiologia Educacional, a partir da aplicação de questionários on-line. A amostra foi composta por fonoaudiólogos com registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia, que concordaram em assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A Fonoaudiologia Educacional é uma área promissora e que a maioria dos participantes relataram já ter algum tipo de experiência na atuação Educacional, mas ainda é pouco valorizada nos currículos e nas discussões das disciplinas nos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior. A atuação ainda se encontra atrelada às práticas tradicionais que deram origem ao fazer fonoaudiológico no âmbito educacional, realizando uma evidente transposição dos conhecimentos específicos das áreas da Fonoaudiologia. Portanto, é necessário que haja uma reformulação nos currículos que possibilite experiências baseadas em um novo fazer que promovam mudanças significativas na melhoria da qualidade do ensino.Downloads
Publicado
30-11-2022
Edição
Seção
Bacharelado em Fonoaudiologia
Como Citar
A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL: EXPERIÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS FONOAUDIÓLOGOS . (2022). Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2764