LUDICIDADE
UMA FERRAMENTA COADJUVANTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O seguinte trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo coletar dados que demonstram a importância do lúdico para a criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante seu período escolar. O trabalho foi formado a partir de uma pesquisa qualitativa com procedimentos técnicos de estudo de campo, com uma investigação subsidiada por uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada com professores de duas escolas de Municípios diferentes, sendo Castro e Ponta Grossa. Através de leituras bibliográficas é que se constituíram os encaminhamentos da proposta de trabalho que possibilita declarar que a existência de jogos e brincadeiras infantis, se aplicados corretamente ajudarão no desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Dentre os referenciais teóricos, destacam-se Brougere (2010); Kishimoto (1999); Kramer (2007); Vygotsky (1998); Baquero (1998); Almeida (1995); Piaget (1976), que enfatizam a brincadeira e o jogo como um auxiliador para descobertas das crianças, bem como a importância do professor e da escola proporcionar essas vivências. Dentro da problemática: Qual a importância da ludicidade como ferramenta coadjuvante no processo de aprendizagem da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental? optou-se por elencar os seguintes objetivos: Analisar a importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Identificar a importância do lúdico como ferramenta de auxílio pedagógico e verificar como os jogos e brincadeiras são utilizados em sala de aula por parte do professor como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O lúdico pode ser usado como forma de ocasionar uma aprendizagem prazerosa e significativa, estimulando a construção de um novo conhecimento contribuindo, assim, para o desenvolvimento da criança.Downloads
Publicado
30-11-2022
Edição
Seção
Licenciatura em Pedagogia
Como Citar
LUDICIDADE : UMA FERRAMENTA COADJUVANTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . (2022). Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2769