O PROFESSOR E OS DESAFIOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Kamila Machado
  • Lucimara Glap

Resumo

Apresentar os desafios do professor trabalhando com alunos espectro  autista é o que pretende este artigo. Procurando responder a pergunta: O professor encontra-se preparado para trabalhar com alunos Espectro Autista? O objetivo do trabalho foi analisar a formação que os professores do ensino regular têm para realizar o trabalho pedagógico com alunos de Espectro Autista no Ensino Fundamental e, para isso, realizou um levantamento com professores de uma escola da rede privada e uma escola da rede pública municipal onde haviam alunos com espectro autista regularmente matriculados no Ensino Fundamental. A principal constatação foi a de que os professores acabam tendo que buscar informações a respeito do tema somente quando encontram esse aluno em sala de aula, não tendo em sua formação subsídios para trabalhar com esse aluno.

Referências

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012.

BRUSCATO, Andrea. Autismo e escola regular: combinação que dá certo.

Educação em Revista. Porto Alegre, n. 109, ano 19. Abr/Maio 2015.

CARVALHO, Danielle Pereira de. Autismo. 2014. 40 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusiva) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro.

Disponível em:<https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/53050.pdf> Acesso em: 15 nov. 2015.

CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da Criança com autismo na Educação Infantil. Rio de Janeiro: Wak, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo:Atlas, 2002. 176p

KEINERT, Maria Helena Jansen de Mello; ANTONIUK, Sérgio Antonio. Espectro Autista: O que é? O que fazer? Curitiba: Ithala, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? novas exigências educacionais e profissões docente. São Paulo: Cortez, 1998.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos Pedagógicos da Inclusão:

contornando e ultrapassando barreiras. 2003. Disponível em:

www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/caminhos_pedagogicos_da_inclusao.htm>. Acesso em: 03 nov 2015.

MELLO, Ana Maria S. Ros. Autismo: Guia prático. 4.ed. Brasilia: Corde, 2004.

RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científica. São Paulo: Avercamp, v.90, 2007. Disponível em:

<http://201.31.162.81/cache/pesquisaemeducacaoufrgs.pbworks.com/w/file/fetch/64878127/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf?ich_args=2bb7e54fdb983e9120b1c8d8f4d43163_1_0_0_12_5132332ff697ec4080908232f87d85fb7d00ca3ba04a13f9cf082c0dde769d16_0_1_0> Acesso em: 25 out 2015.

SCHMIDT, Carlo(org). Autismo, Educação e Transdiciplinariedade.Campinas:Papirus, 2013. 232 p.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayra Bonifácio; REVELES, Leandro Thadeu. Mundo Singular: Entenda o Autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de

dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.

TEIXEIRA, Gustavo. Manual dos Transtornos Escolares. Entendendo os

problemas de crianças e adolescentes na escola.6.ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2015. 240 p.

Downloads

Publicado

30-03-2017

Como Citar

Machado, K., & Glap, L. (2017). O PROFESSOR E OS DESAFIOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA ESPECTRO AUTISTA. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/58

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia