A Relevância dos Trabalhos de Coordenação Motora nas Aulas de Educação Física para o Ensino Fundamental I

Autores

  • Patrícia Maria Antunes
  • Suele Aparecida Novaski
  • Aurélio de Oliveira

Resumo

A pesquisa consiste em um estudo bibliográfico, com delineamento de revisão literária do tipo exploratório, aonde, conduz a um conhecimento mais profundo a respeito do desenvolvimento motor onde o objetivo, foi identificar a importância de trabalhar o desenvolvimento motor da criança nas séries inicias do ensino fundamental. Visando a necessidade de um trabalho que utilize uma sequencia pedagógica para melhor desenvolvimento motor na idade critica da criança, sendo que nesta fase a criança esta em um processo de descobertas a assimilações do seu corpo e o espaço que ele ocupa. O estudo de caso é caracterizado como uma metodologia definido pelo interesse de uma investigação peculiar e delimitada buscando informações circunstanciadas. E como nos dias atuais as crianças são desprovidas de espaços para atividades físicas, a escola se torna uma extensão do seu espaço social e cultural, e onde ela pode potencializar o seu desenvolvimento motor. Também por meio desta pesquisa serão mostradas algumas atividades para o desenvolvimento motor que pode ser feita por meio de uma sequencia pedagógica, assim auxiliando nas aulas de Educação Física.

Referências

ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2007. 143 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr;=&id=RjulDgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=a+importancia+de+um+prficional+bem+preparado&ots=ho2o9nK4H4&sig=7yxqoEMF241StpRXpN4O492ZZTA#v=onepage&q=a importancia de um prficional bem preparado&f=false>. Acesso em: 19 jul. 2017

ANDRADE, Leandro Alves de. Importância Do Desenvolvimento Motor Em Escolares. 2011. Disponível em: <https://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/1129/1/artigo pronto leandro.pdf>. Acesso em: 13 out. 2017

BARROS, Turibio Leite de. Exercício, saúde e desempenho físico. São Paulo: Atheneu, 1997. 70 p.

CONNOLLY, Kevin. Desenvolvimento Motor: Passado, Presente E Futuro. 2000. Disponível em: <http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/05/desenvolvimento-motor-presente-passado-e-futuro.pdf>. Acesso em: 30 set. 2017.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: Questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003. 91 p.

FLINCHUM, Betty M. Desenvolvimento motor da criança. Rio de Janeiro: Interamericana, 1981. 110 p.

FREIRE, SCAGLIA. Educação Como Prática Corporal. São Paulo: Scipione; 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.183 p.

GALLAHUE, David L.. A CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES DE MOVIMENTO: UM CASO PARA MODELOS MULTIDIMENSIONAIS. 2017. Disponível em: <https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=http://ojs.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3707/2548>. Acesso em: 30 set. 2017.

GALLAHUE, David L; OZMUN, John C; GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: Amgh, 2013. 487 p.

HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. 6. ed. Rio Grande do Sul: Artmed, 2016. 416 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr;=&id=1-

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2001.

MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: Conceitos e aplicações. 5. Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2000. 369 p. Tradução: Aracy Mendes da Costa.

ixCwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR1&dq=livros+sobre+desenvolvimento+motor+motora&ots=TzBfgjll-O&sig=r9rnpfIIjo6HnDQ26bE4RhCH6Gc#v=onepage&q=livros sobre desenvolvimento motor motora&f=false>. Acesso em: 30 set. 2017

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Dimensão estratégica da comunicação no contexto

Organizacional contemporâneo: um paradigma de interação comunicacional dialógica.Tese (Doutorado) – UFRJ, Escola de Comunicação, 2002.

PAES; Roberto Rodrigues. FERREIRA;Hermes. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. ed. Guanabara Koogan: Campinas, 2004.176 p.

PELIZZARI, Adriana et al. Teoria Da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. 2013. Disponível em: <http://files.gpeceausp.webnode.com.br/200000393-74efd75e9b/MEQII-2013- TEXTOS COMPLEMENTARES- AULA 5.pdf>. Acesso em: 13 out. 2017.

PELLEGRINI, Ana Maria et al (Org.). DESENVOLVENDO A COORDENAÇÃO MOTORA NO ENSINO FUNDAMENTAL.Disponível em: <http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/31199653/BoletimEF.org_Desenvolvendo-a-coordenacao-motora-no-ensino-fundamental.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1500596269&Signature=HtEILmjCINDfxGy1EgkcdK+W2Lo=&response-content-disposition=inline; filename=Desenvolvendo_a_coordenacao_motora_no_en.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2017.

PICCOLO, Vilmar Leni Nista; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo em movimento na Educação Infantil. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2012. 192 p.

PIRE, Suzanne; BÉZIERS, Marie Madeleine. A coordenação motora aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. 2. ed. São Paulo: Summus, 1992. 151 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr;=&id=QtfRLALXISEC&oi=fnd&pg=PA7&dq=coordenação+motora&ots=Bp52U4404F&sig=_OOjqlL8o9E5gC5lX2IXNY_lFDw#v=onepage&q=coordenação motora&f=false>. Acesso em: 19 jul. 2017.

ROSA NETO, Francisco et al. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v12n6/v12n6a05>. Acesso em: 30 set. 2017.

SALOMON, Delcio Vieira, Como Fazer Uma Monografia, São Paulo: Martins

Fontes, 1999.

SOUZA, Túlio Vinícius Andrade; TORRES, Gilvaní Alves Pilé; BARROS NETO, Mário Duarte. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SOLUÇÕES PEDAGÓGICAS PARA AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. Disponível em: <http://scientiaprima.incentivoaciencia.com.br/edicao_01. 01/ID FE08 - Educacao Escolar.pdf>. Acesso em: 13 out. 2017.

TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1990.

VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. 2007. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/34829418/o_estudo_de_caso_como_modalidade_de_pesquisa.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1507942362&Signature=5daaKbclQDKXeNYV5Fkq7LT80aU=&response-content-disposition=inline; filename=setembro_outubro_O_Estudo_de_Caso_como_M.pdf>. Acesso em: 13 out. 2017.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

Antunes, P. M., Novaski, S. A., & Oliveira, A. de. (2018). A Relevância dos Trabalhos de Coordenação Motora nas Aulas de Educação Física para o Ensino Fundamental I. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/591

Edição

Seção

Licenciatura em Educação Física