Controle de Estoque em uma Distribuidora de Aço da Região de Ponta Grossa

Anne Renata Souza de Oliveira, Jackson Fabiano Adrianczyk, Lincoln Hanke, Isabel Marcia Rodrigues

Resumo


Este artigo buscou apresentar as atividades de gestão de estoque realizadas em um centro de distribuição de aço na cidade de Ponta Grossa, tendo como objetivo investigar a forma de controle do estoque da empresa. O estudo utilizou o modo indutivo com uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e estudo de caso. Foram abordados os temas Estoque e sua funcionalidade, Políticas de gerenciamento de estoque e Aço. Os resultados demostram que a empresa estudada apresenta dificuldades na organização do layout de armazenagem e também nos processos de recebimento e expedição de  mercadorias. Neste sentido foram apontadas oportunidades de melhoria em relação ao planejamento, organização do layout, definição das aréas de alocação, criação de sistemas de endereçamento, investimento em estruturas, definição da área de recebimento e expedição, definição de metas e criação de etiquetas internas de identificação.


Texto completo:

PDF

Referências


ACCIOLY, Felipe; AYRES Antonio de Pádua Salmeron; Sucupira Cezar. Gestão de Estoques. São Paulo, 2008. 160 p.

ArcelorMittal, 2015. Produtos. Disponível em:. Acesso em: 06 abr 2017. BALLOU, H. Ronald. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 616 p.

BARBOSA, Pedro Antonio. Princípios Básicos da Logística de Materiais na Cadeia de Suprimentos Administração de Materiais. Rio de Janeiro, 2013. 188 p.

BOWERSOX, J. Donald; CLOSS, J. David; COOPER, Bixby M. ; BOWERSOX, C. John. Gestão da Cadeia de Suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2014. 455 p.

CASTIGLIORINI, José Antonio de Mattos; NASCIMENTO, Francisco Carlos. Custos de Processos Logísticos. São Paulo, 2014. 136 p.

FIGUEIREDO, Kleber Fossati; FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter.

Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento do Fluxo de Produtos e dos Recursos. São Paulo, 2012. 483 p.

FILHO, Prado Rodrigues Hayrton. Aço na Sociedade Atual, 2012. Disponível em:. Acesso em: 10 abr 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S. A, 2010. 184 p.

Instituto Aço Brasil, 2015. Processo Siderúrgico. Disponível em: . Acesso em: 06 abr 2017.

RUIZ Álvaro João. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas S. A, 2002. 181p.

SAMPIERI, Hernández Roberto; Collado, Fernández Carlos; Lucio, Baptista Pilar delMaría. Metodologia de Pesquisa. 5ed. São Paulo: Penso, 2013. 624 p.

SLACK Nigel; CHAMBERS Stuart; JOHNSTON Robert. Administração da Produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009. 703 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.