Contação de História na Educação Infantil: O Despertar da Imaginação

Keity Laskos, Maria Elganei Maciel

Resumo


O interesse por esse tema surgiu quando a pesquisadora realizou um projeto de literatura na Educação Infantil e percebeu o quanto os alunos ficavam atentos na hora de ouvir as histórias. O foco da pesquisa foi direcionado a refletir sobre a contação de história, enquanto metodologia utilizada pelo professor e se essa ferramenta colabora para o ensino e a aprendizagem dos alunos. A referida pesquisa tem como objetivos analisar a importância da contação de histórias no contexto da Educação Infantil; constatar como se dá a contação de história no Infantil ll de uma escola pública da cidade de Ponta Grossa – PR e verificar quais são os benefícios para a socialização das crianças nas turmas que as professoras utilizam a contação de histórias como metodologia de trabalho. Para atingir aos objetivos propostos, dentro de uma abordagem qualitativa, utilizou-se de um Estudo de Caso que nas palavras de Gil (2008) consiste num estudo profundo de um ou poucos objetos de uma forma que permita seu amplo e detalhado conhecimento. Após a análise de dados constatou-se que as histórias podem ser excelentes ferramentas pedagógicas.


Texto completo:

PDF

Referências


ABROMOVICH, Fany. “Literatura infantil: gostosuras e bobices”. São Paulo, Scipione, 1997.

CAMARGO, Monteiro, Branca. Era uma vez: contando histórias na educação infantil. Piracicaba, São Paulo, 2011.

COELHO, Betty. Contar histórias: Uma arte sem idade. São Paulo: Ática Editora, 2002.

DOHME, Vania. Técnicas de conta histórias: um guia para desenvolver suas apresentações e obter sucesso na apresentação de uma história 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2010

FRANTZ, Maria Helena Zancan. O ensino da literatura nas séries iniciais. 3 ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2001. Coleção Educação.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler. 39. ed. São Paulo, Cortez, 2000

GIL, Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MAINARDES, Rita de Cássia Milléo. A arte de contar histórias: Uma estratégia para a formação de leitores. 2008.

ROSA, Ana Caroline. Os Contos de fada: um mundo de magia. 2014. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Iessa, Ponta Grossa, 2014.

SANTOS, Fabio Cardoso dos Moares, Fabiano. Alfabetizar letrando com a literatura infantil. São Paulo. Cortez Editora,2013

SANTOS, Fábio Cardoso dos, Campos, Ana Maria Antunes de. A contação de histórias: Contribuição à neuroeducação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016.

TAHAN, Malba. A arte de ler e contar história. Rio de Janeiro: Conquista Editora.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na Escola. São Paulo: Global, 2003


Apontamentos

  • Não há apontamentos.