Ensino Religioso:Aprendendo a Respeitar as Diferenças

Paola Regina Emiliano Moraes, Neuza de Fátima Brandellero

Resumo


Durante toda a história da humanidade, a religião esteve presente em todas as sociedades, sendo objeto de estudo no decorrer dos diferentes períodos da história. Presente na vida de inúmeras pessoas, a religião se fez e ainda tem sua participação no contexto escolar, através do Ensino Religioso. Essa disciplina vem sendo na atualidade, assim como desde o início da era republicana, o centro de problemáticas onde a educação brasileira passa por diversas mudanças ocorridas até hoje. O presente trabalho tem como tema o Ensino Religioso: aprendendo a respeitar as diferenças, onde a problemática, resulta da pergunta: Em um país como o Brasil, onde todo cidadão tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião, por que a intolerância religiosa, ainda é um dos assuntos que causam discriminação, zombação, indiferença e até mesmo perseguição aberta ou sutilmente? Tendo como objetivo geral a compreensão do Ensino Religioso, e de como se pode ajudar a construir cidadãos conhecedores das diferenças religiosas e respeitando-as, através do conhecimento da história do Ensino Religioso no Brasil e no mundo, juntamente com os objetivos específicos : conhecer a história do Ensino Religioso no Brasil, pesquisar panoramicamente sobre as histórias de algumas religiões que influenciam a sociedade brasileira, averiguar os conteúdos abordados pela disciplina de Ensino Religioso e descrever os maiores desafios encontrados pelos professores de Ensino Religioso averiguando os conteúdos abordados por esta disciplina. Visto que o Brasil é considerado um País laico e o catolicismo é o centro de manifestos, tendo como exemplo alguns feriados respeitados por todos, até mesmo por aqueles que não fazem parte da mesma fé. A pesquisa iniciou-se com uma análise bibliográfica, optando pela realização de um trabalho de cunho teórico que condiz com a legislação e diretrizes que vigoram no Estado.


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