A Inclusão da Pessoa com Deficiência e o Papel do Professor no Cotidiano Escolar

Tatiane Aparecida de Barros de Azambuja, Analia Maria de Fátima Costa

Resumo


A presente pesquisa versa sobre: “A inclusão da pessoa com deficiência e o papel do professor no cotidiano escolar”. Este trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa-Pr, trata-se de uma pesquisa qualitativa feita por meio de estudo de campo direcionado à (três) professoras que atuam com crianças com deficiência, com a intencionalidade de se compreender como acontece a inclusão da criança especial e o papel do professor como mediador para que esse processo ocorra. O referencial teórico traz a trajetória histórica da inclusão ao longo dos anos e o papel do professor no contexto da inclusão no ambiente do ensino regular, embasado em teóricos que tratam sobre a temática. A pesquisa apontou as diversas dificuldades que as pessoas com deficiência vêm passando ao longo dos anos, mesmo tendo uma legislação que lhes garante seus direitos e deveres, verificou-se também que nem sempre o processo de inclusão se efetiva de forma esperada.

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