O Professor da Educação Infantil e os Desafios na Condução do Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança com Transtorno de Espectro Autista

Autores

  • Mariana Martins dos Santos
  • Ingrid Gayer Pessi

Resumo

A presente pesquisa busca trazer importantes contribuições para a comunidade acadêmica, colaborando com novas informações sobre o aluno com espectro autista dentro do contexto escolar bem como refletir sobre o papel do professor no trabalho com esses alunos. Com isso, pretende-se apresentar de que forma o professor pode auxiliar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança com espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo a fim de investigar de que forma o aluno com espectro autista pode ser inserido no contexto escolar. Através da pesquisa foi possível perceber de que forma o professor pode ensinar a criança com espectro autista.

Referências

BINOW, Simone Vesperbinow. A musicalização no processo ensino-aprendizagem na educação infantil e séries iniciais. Publicado em 07 de Abril de 2010. Disponível em:http://www.webartigos.com/artigos/a-musicalizacao-no-processo-ensino-aprendizagem-na-educacao-infantil-e-series-iniciais/35818/. Acesso em: 15/ 10/ 2017.

DEMO, Pedro. Mitologias da Avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar os problemas. 3. ed. Campinas; SP: Autores Associados, 2010.

FERREIRA, Vivianne Cristinne Marinho Freitas:Avaliação escolar de alunos autistas: um estudo sobre a relação escola-família em uma instituição pública de ensino do município de Belém do Pará, 2015.Disponível em: http://www.ppged.com.br/arquivos/File/VIVIANNE2015.pdf. Acesso em: 23/10/2017.

GÓMES, Ana Maria Salgado; TERÁN, Nora Espinosa. Transtorno de Aprendizageme Autismo: Manual de orientação para pais e professores. São Paulo: Editora Grupo Cultural, 2014.

GOMES, Márcio. Construindo as trilhas para inclusão. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

KEINERT, Maria Helena Jansen de Mello; ANTONIUK, Sérgio Antonio. Espectro Autista: O que é? O que fazer? Curitiba: Ithala, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/view. Acesso em: 23/10/ 2017.

MARCHESI, ÁLVARO; Gil H. Carlos. Fracasso Escolar - uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: ARTMED, 2014.

MELLO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: Guia prático. 6. ed. São Paulo: 2007.

REIS, Risolene Pereira. In: Mundo Jovem, nº. 373. Fev. 2007, p. 6.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayra Bonifácio; REVELES Leandro Thadeu.Mundo Singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: 2012.

SILVA; Mirelly Karlla da, BALBINO; Elizete Santos: A importância da formação do professor frente ao transtorno do espectro autista – TEA: estratégias educativas adaptadas.2015. Disponível em: https://www.google.com.br/search?source. Acesso em: 23/10/ 2017.

TEIXEIRA, Gustavo. Manual do Autismo. Rio de Janeiro: Editora Best Sellers, 2016.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

Santos, M. M. dos, & Pessi, I. G. (2018). O Professor da Educação Infantil e os Desafios na Condução do Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança com Transtorno de Espectro Autista. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/609

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia