A Importância do Jogo e do Brinquedo para o Desenvolvimento do Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança no Contexto da Educação Infantil

Daniana Wolski, Analia Maria de Fátima Costa

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo analisar a importância da aplicação dos
jogos e brincadeiras como ferramenta metodológica no interior da sala de aula.
O trabalho foi realizado através de pesquisa qualitativa, na qual foi realizado
um levantamento bibliográfico sobre o tema e aplicado um questionário com
questões abertas e fechadas, com o intuito de responder à problemática: De
que forma o jogo e do brinquedo contribuem para o desenvolvimento do
processo de ensino e aprendizagem da criança na Educação Infantil? A
realização da coleta de dados ocorreu em um CMEI da rede municipal de
ensino da cidade de Ponta Grossa-PR, na Educação Infantil, nas turmas de
Infantil IV e V. Os principais autores referenciados na pesquisa foram:
Kishimoto (2011) e (2003) Vygotsky (1991), Santos (2014), Marinho et al
(2007), Antunes (2012), Maluf (2014). A partir do que foi analisado, averiguouse
que os professores da Educação Infantil se utilizam dos jogos e dos
brinquedos dentro das salas de aula diariamente, o que contribui para que o
ensino e a aprendizagem dos alunos se tornem muito mais prazeroso e
significativo.


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Referências


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