A Importância do Jogo e do Brinquedo para o Desenvolvimento do Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança no Contexto da Educação Infantil

Autores

  • Daniana Wolski
  • Analia Maria de Fátima Costa

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar a importância da aplicação dosjogos e brincadeiras como ferramenta metodológica no interior da sala de aula.O trabalho foi realizado através de pesquisa qualitativa, na qual foi realizadoum levantamento bibliográfico sobre o tema e aplicado um questionário comquestões abertas e fechadas, com o intuito de responder à problemática: Deque forma o jogo e do brinquedo contribuem para o desenvolvimento doprocesso de ensino e aprendizagem da criança na Educação Infantil? Arealização da coleta de dados ocorreu em um CMEI da rede municipal deensino da cidade de Ponta Grossa-PR, na Educação Infantil, nas turmas deInfantil IV e V. Os principais autores referenciados na pesquisa foram:Kishimoto (2011) e (2003) Vygotsky (1991), Santos (2014), Marinho et al(2007), Antunes (2012), Maluf (2014). A partir do que foi analisado, averiguouseque os professores da Educação Infantil se utilizam dos jogos e dosbrinquedos dentro das salas de aula diariamente, o que contribui para que oensino e a aprendizagem dos alunos se tornem muito mais prazeroso esignificativo.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

Wolski, D., & Costa, A. M. de F. (2018). A Importância do Jogo e do Brinquedo para o Desenvolvimento do Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança no Contexto da Educação Infantil. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/614

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia