A Musicalização como Ferramenta Metodológica no Contexto da Educação Infantil

Autores

  • Isabella Aparecida Barbosa
  • Ingrid Gayer Pessi

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a inserção da música no ambiente da Educação Infantil. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de investigar sobre a importância da música para a criança nas etapas da sua infância bem como o papel da musicalização para a aprendizagem a música pode ser utilizada na Educação Infantil para auxiliar no desenvolvimento da criança, foi utilizada também uma pesquisa de campo, onde os participantes responderam um questionário. Com a análise das respostas dos sujeitos envolvidos foi possível perceber que a música tem grande importância no desenvolvimento e na aprendizagem da criança e que forma o professor pode utilizar a musicalização como estratégia de ensino na Educação infantil, o que irá enriquecer a sua prática e tornar o aprendizado mais prazeroso.

Referências

ALVES, Mirella Aires. Música e Ação na Educação Infantil. Barueri, SP: Ciranda Cultura, 2015. ed. 1, 127 p.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Base. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referêncial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. v 3, 243 p.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: Proposta para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. v. 1, 204 p.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. ed. 5, 184 p.

ILARI, Beatriz, BROOCK, Angelita. Música e Educação Infantil. Campinas, SP: Papirus, 2013. v 1, 222 p.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmen et al. Expressão Musical na Educação Infantil. Porto Alegre, RS: Mediação, 2013. ed. 1, 128 p.

TOZETTO, Henriqueta kubiak. A educação musical: a atuação do professor na educação infantil e séries iniciais. Curitiba: UTP, 2005. v. 1, 144 p.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

Barbosa, I. A., & Pessi, I. G. (2018). A Musicalização como Ferramenta Metodológica no Contexto da Educação Infantil. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/615

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia