Ludicidade: Um Instrumento Pedagógico na Prática Docente

Autores

  • Daniele D'Oliveira
  • Analia Maria de Fátima Costa

Resumo

presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção do lúdico como ferramenta de ensino e aprendizagem no contexto da Educação Infantil, como possibilidade metodológica para aquisição de novos conhecimentos. Priorizou- se como metodologia a pesquisa qualitativa com procedimentos técnicos de pesquisa de campo. No referencial teórico dissertou-se com relação a criança e seu desenvolvimento e a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Referenciou-se por tanto os seguintes;Aries(2006);Barros(2016);Craidy&Kaercher(2001);Cunha(1999);Cruz&Fontana(1997);Ferreira&Mousinho(2002);Friedmann(2012);Gonçalves(2007);Kishimoto(2011);Kramer(1997);Oliveira(2002);Piaget(2001);Rau(2011);Russo(2015);Silva(2011);Vygotski(2010). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola particular de ensino na Educação Infantil e Ensino Fundamental I Segmento em Ponta Grossa, tendo como participantes 2(duas) professoras do Infantil IV. A partir dos dados analisados constatou-se a importância da utilização da ludicidade como ferramenta auxiliar na prática pedagógica do professor, possibilitando para a criança uma performance significativa no desenvolvimento de sua aprendizagem.

Referências

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

D’Oliveira, D., & Costa, A. M. de F. (2018). Ludicidade: Um Instrumento Pedagógico na Prática Docente. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/618

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia