PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Autores

  • Luana Karine Rossi
  • Jéssica Fernanda de Quadros Ferreira
  • Lucimara Glap

Resumo

O presente trabalho aborda a atuação do Pedagogo em espaços não formais no qual se debate sobre a importância do profissional Pedagogo, como também seu campo de trabalho que não está exatamente ligado à escola, no qual há uma grande área de execução na educação não-formal. Essa educação não-escolar oferta concepções diferenciadas para esse profissional, no qual elabora um trabalho mais essencial, oferecendo melhor cuidado ao indivíduo. A primeira parte do trabalho expõe o histórico e o percurso da Pedagogia Social onde se faz um olhar reflexivo sobre a comparação do Educador Social e o Pedagogo Social, a partir de que momento houve a necessidade de uma formação contínua, suas funções e atribuições no campo de trabalho. A segunda parte do trabalho apontou o  eixos que levaram à necessidade de haver uma Pedagogia Hospitalar, a importância de se ter um Pedagogo em ambiente hospitalar, as dificuldades que a criança e o adolescente enfrentam no período de hospitalização, o que cabe ao profissional pedagogo nesse contexto hospitalar. Na sequência, prossegue com o estudo da Pedagogia Empresarial, seus conceitos, funções, o que compete a este profissional dentro da empresa, as dificuldades que os funcionários encontram dentro do campo de trabalho, e a grande relevância do profissional na junção da Pedagogia e das Empresas. Por fim da realização da pesquisa e estudo desse amplo tema, apontam se as considerações finais, em que as pesquisadoras enfatizam a importância do profissional Pedagogo nos diversos campos de atuação.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Presença Pedagógica. Belo Horizonte-MG, 2014.

CALIMAN,Geraldo.Pedagogia Social: seu potencial crítico e

transformadordisponível em:http://sites.unicentro.br/wp/cursodepedagogia/files/2011/08/caliman-pedagogiasocial-transformadora.pdf. Acesso em: 15 de marco de 2016.

CALIMAN,Geraldo.Paradigmasdaexclusãosocial.Disponivelem:http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001622/162290por.pdf Acesso em:17 de março de 2016.

ESTEVES, Claudia.Pedagogia hospitalar: um breve histórico.disponível

em:http://smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educacaosaude/classes-hospitalares/WEBARTIGOS/pedagogia%20hospitalar....pdf. Acesso

em:30 de julho de 2016.

GONÇALVES, R.(2009).A pedagogia empresarial e as práticas pedagógicas dentro da empresa. Disponível em:http://www.webartigos.com/artigos/a-pedagogiaempresarial-

e-as-praticas-pedagogicas-dentro-da-empresa/14896/.acesso em: 22

julho de 2016.

HOLTZ, Maria Luiza M. Lições de pedagogia empresarial. MH Assessoria

Empresarial Ltda., Sorocaba SP, 2009.

LIBANEO, José Carlos.Pedagogia e pedagogos para quê?8. ed, São

Paulo:Cortez, 1996.

LIBANEO, José Carlos.Pedagogia e pedagogos para quê?8. ed, São

Paulo:Cortez, 1999.

LIMA,CristinaCavalari; ARAUJO,Silvana Oliveira. Pedagogia hospitalar: a

importância do apoio pedagógico dentro dos hospitais para jovens e crianças. Disponivel em :http://www.faceq.edu.br/efaceq/downloads/numero01/pedagogia%20h

ospitalar%20cristina%20cavallari.pdf.Acesso em:30 de julho de 2016.

MACHADO,Elvecy, Monteiro.Pedagogia social no Brasil: políticas, teorias e práticas em construção disponível em:http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/PAL010.pdf. Acesso em: 15 de marco de 2016.

MACHADO, Erico Ribas. A constituição da pedagogia social na realidade

educacional.Disponível em:http://aieji.net/wp-content/uploads/2011/05/Erico-Ribas-

Machado.pdf acesso em:17 de marco de 2016.

MACHADO,Erico Ribas; NATALI, Paula Marçal; UJIIE, Najelatavares. Contextos da formação do educador social no Brasil. Disponível em:

file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/4937-15911-1-SM.pdfacesso em: 30 de julho de2016.

MOREIRA MATOS E FREITAS MUGIATTI, Elizete Lúcia e Margarida Maria Teixeira de. Pedagogia hospitalar. Petrópolis-RJ: 2009.

PADIS CAMPOS, Terezinha Calil. Psicologia hospitalar. São Paulo: 1995.

PINEL,Hiran, et al(2012).Pedagogia social:Definições,formação,espaços de trabalho, grandes nomes e epistemologias .Disponível em:file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/11-52-1-PB.pdf acesso em: 10 de outubro de 2016.

RIBEIRO, Amélia do Amaral. Pedagogia empresarial. Atuação do pedagogo na empresa.6.ed. Wak:2010.

SANTOS,Marilene Ribeiro dos. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar. Brasília:2002.

TORRE FERRARINI, ClariceDella. Conceitos e definições em saúde.

Brasília:1977.

Downloads

Publicado

30-03-2017

Como Citar

Rossi, L. K., Ferreira, J. F. de Q., & Glap, L. (2017). PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/68

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia