PSICOTERAPIA COMO FATOR DE RESILIENCIA EM ADULTOS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL

Autores

  • Daniela Santos Machado
  • Valéria Rossi Sagaz

Resumo

Este artigo de revisão focalizou a psicoterapia como fator de resiliência em adultos que sofreram abuso sexual na infância. Apresenta o conceito de abuso sexual infantil, as consequências físicas e psicológicas a curto e longo prazo para a vítima, o conceito de resiliência e fatores de risco e de proteção. O método utilizado para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, contando com bases de dados como Scielo, LILACS e Google Acadêmico, além de bibliotecas convencional e online e publicações no site do Ministério Público de Saúde. A resiliência pode ser definida como a capacidade do indivíduo de enfrentar situações adversas e superá-las, assimeste artigo focou-se no indivíduo vitimado e que, portanto teve o desenvolvimento desta capacidade prejudicada, uma vez que sofreram tal violação em um período onde suas funções psicológicas, emocionais, físicas e cognitivas ainda se encontravam em formação, e teve como objetivo pesquisar sobre a importância do acompanhamento psicológico no processo de resiliência de adultos que foram vitimas do abuso sexual infantil,conhecer as consequências do abuso sexual infantil para a vida adulta, identificar fatores de risco e de proteção dos adultos abusados na infância e estudar sobre o acompanhamento psicológico como fator de resiliência. O referencial teórico levantado para a elaboração deste trabalho permite afirmar que a psicoterapia se apresenta como um importante fator para a promoção da resiliência, não apenas nos casos de vítimas do abuso sexual, mas para todas as situações de adversidade uma vez que estas são inevitáveis no decorrer da vida.

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Publicado

30-03-2017

Como Citar

Machado, D. S., & Sagaz, V. R. (2017). PSICOTERAPIA COMO FATOR DE RESILIENCIA EM ADULTOS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/95

Edição

Seção

Bacharelado em Psicologia