ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DE PRÁTICAS LÚDICAS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A presente pesquisa teve como tema, alfabetização e letramento da Criança nos anos iniciais ao utilizar o lúdico como processo de ensino. Para tal finalidade se fez necessário conceituar alfabetização e letramento, descrever a importância do lúdico para o desenvolvimento do processo de aprendizagem da criança na fase de alfabetização e verificar as diferentes maneiras do trabalho com o lúdico em sala de aula. A elaboração deste trabalho teve como justificativa, a curiosidade em conhecer mais sobre a temática alfabetização e letramento nos anos iniciais a partir do lúdico. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, realizou-se uma pesquisa de campo que foi de suma importância, para encontrar as respostas dos problemas específicos que estavam em estudo. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas particulares da cidade de ponta Grossa – PR, com professoras do ensino fundamental I. Com aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Após a análise dos dados, constatou- se que as professoras consideram importante a utilização dos jogos e brincadeiras, pelo fato de tornar o processo de ensino mais organizado e eficiente para alcançar os objetivos propostos em sala. Verificou-se que as professoras utilizam muitos jogos e brincadeiras em suas práticaspedagógicas, em diferentes momentos da aula.Downloads
Publicado
03-06-2025
Edição
Seção
Licenciatura em Pedagogia
Como Citar
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DE PRÁTICAS LÚDICAS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2025). Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2768