Bacharelado em Psicologia



Ênfases

Para nortear o curso de Psicologia duas ênfases foram escolhidas: Psicologia e Educação Participativa, Psicologia e Promoção da Saúde
As ênfases citadas delimitam o campo de atuação profissional, que compreende as possibilidades de intervenções para além das práticas já conhecidas. Pois o aluno de psicologia e futuro profissional psicólogo pode orientar-se em sua atuação para a identificação dos fenômenos psicológicos em torno das necessidades sociais ou dimensionam aspectos que envolvem as questões sociais. Só assim, seu desempenho é amplo permitindo planejar, organizar e executar o conhecimento existente ou em produção sobre o fenômeno, atendendo à comunidade e seus anseio.



Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:
I – Formar um profissional Psicólogo com visão diversificada de orientações teórico-metodológicas, práticas e contextos de inserção na sua área de atuação capaz de agir ativa e inovadoramente no contexto social, político e econômico.
II – Desenvolver uma formação integrada, básica e sólida do profissional psicólogo com atitude interdisciplinar para entender o processo biopsicossocial vigente na comunidade.

Objetivos Específicos:
I – Apreender uma formação de conhecimento científico que possibilite ao acadêmico reconhecer os fenômenos psicológicos encontrados na sua pratica profissional.
II – Preparar para o desenvolvimento de uma análise crítica e contextualizada da atual realidade social atendendo as demandas da população.
III – Proporcionar ao acadêmico uma formação necessária, garantindo uma visão abrangente e integrada dos processos psicológicos através da observação, reflexão e criatividade.
IV – Fundamentar princípios que assegurem postura ética, desenvolvendo um profissional capaz de uma atitude pró-ativa quanto a sua capacitação e aprimoramento contínuo.
V – Formar psicólogos habilitados em desenvolver a melhoria da qualidade de vida através da prestação de serviços de psicologia à comunidade, permitindo assim, integração entre formação profissional e cidadania.
A dimensão destes objetivos se estende por todo o curso de Psicologia proposto, norteando desde os eixos integradores aos disciplinares.



Visão Pedagógica do Curso

O trabalho de ensino-aprendizagem se consolida com as atividades da relação professor – aluno. Os princípios orientadores são fundamentais para o processo de aprendizagem, logo, visam capacitar o acadêmico para ser um referencial na área da psicologia primando na qualidade do conhecimento, promovendo o exercício da cidadania consciente e ética, e ainda, favorece relações dialogais, fraternas e solidárias.
O cenário pedagógico possibilita a interação entre áreas de conhecimento e campos de atuação profissional diversos, permite a inter-multidisciplinaridade, assim, proporcionando absorção do conhecimento e favorecendo através de aulas praticas e estágios e relação e o exercício da profissão.
A ação educacional promove um espaço para a reflexão, o aprender e o elaborar na construção do conhecimento. E a relação teoria-prática articula este conhecimento constituindo-se sua experiência profissional. Utilizando, esta experiência, para incorporar o exercício da cidadania nas suas atividades e ser um agente de transformação da realidade social.
A atuação do psicólogo é extensiva aos setores primário, secundário e terciário da comunidade. Na experiência teoria-prática ocorre um processo contínuo de aprendizagem e conhecimento. Por isso é fundamental ocorrer o planejamento estratégico de ensino envolvendo todos os representantes responsáveis, tais como: alunos, professores, coordenadores e diretor.
O planejamento, a elaboração, execução e avaliação do ensino, para primar pela excelência, serão realizados com a noção de que a informação deve ser transformada em aptidões, com o objetivo de identificar dificuldades e propor estratégias de solução.
A dimensão pedagógica referenciada implica em considerar o planejamento estratégico através de reuniões constantes para avaliação de resultados. Portanto, toda abrangência da avaliação do curso voltado a construção de uma formação psicológica fica extensiva a IES e a participação de professores e acadêmicos.



Mensalidade

Valor da Mensalidade para 2014, com pagamento até o dia 25 de cada mês. R$ 850,00



Matriz curricular

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Atividades complementares

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Regulamentação de estágio

LEI N o 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.


Horário de aulas 2014/1

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Reconhecimento do Curso

Portaria n. 489 de 20 de Dezembro de 2011