INTUIÇÃO CRIADORA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO ESTÉTICO DE JACQUES MARITAIN

Autores

  • Iuri Nack Buss Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae.
  • Donizeti Pessi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Luiza Ruschel Nunes Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0001-7338-1615

Resumo

Reflexões filosóficas na área da estética são sempre pertinentes, pois propõem a investigação da arte, do belo e da sensibilidade. Este artigo apresenta uma pesquisa com abordagem qualitativa de caráter teórico-bibliográfica-exploratória. É objeto da pesquisa a intuição criadora no pensamento de Jacques Maritain: Arte e Escolástica (Art and Scholasticism, 1938) e A Intuição Criadora na Arte e na Poesia (Creative Intuition in Art and Poetry,1977), além da obra de Sampaio (1997) e outros estudiosos. O objetivo geral foi explorar e refletir sobre a estética com base no pensamento do filósofo francês Jacques Maritain. Pode-se inferir a importância fundamental da intuição criadora como uma expressão da integridade intelectual do homem-artista; perspectiva imprescindível ao questionamento filosófico atual diante da arte. Palavras-chave: Arte. Belo. Poesia. Estética. Intuição criadora.

Biografia do Autor

Iuri Nack Buss, Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae.

Graduado em Filosofia e graduando em Teologia (livre) pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae.

Donizeti Pessi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG), Mestre em Teologia (PUCPR), Especialista em Filosofia Contemporânea (FACEL/Curitiba-PR); Bacharelado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae - livre e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi . Professor Colaborador do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Ana Luiza Ruschel Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Educação Artística e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/SP. Pós-Doutorado no Programa de Pós -Graduação em Artes Visuais-PPGAV/CEART,da Universidade do Estado de Santa Catarina/SC. Professora associada, atua no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós - Graduação em Educação, professora no Departamento de Artes e no Curso de Artes Visuais, UEPG.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

Buss, I. N., Pessi, D., & Nunes, A. L. R. (2020). INTUIÇÃO CRIADORA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO ESTÉTICO DE JACQUES MARITAIN. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 4(2), p. 143 - 165. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1963

Edição

Seção

Artigos