LUDICIDADE: UMA FERRAMENTA COADJUVANTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Bruna Eduarda Wessendorf de Quadros Faculdade Sant'Ana
  • Nathalya Martins Ferreira Faculdade Sant'Ana
  • Maria Elganei Maciel Faculdade Sant'Ana

Palavras-chave:

Lúdico. Ensino. Aprendizagem. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvimento. Jogos e Brincadeiras.

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo coletar dados que demonstram a importância do lúdico para a criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante seu período escolar. O trabalho foi formado a partir de uma abordagem qualitativa, com uma investigação subsidiada por uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada com professores de duas escolas de Municípios diferentes, sendo Castro e Ponta Grossa. Através de leituras bibliográficas é que se constituíram os encaminhamentos da proposta de trabalho que possibilita declarar que a existência de jogos e brincadeiras infantis, se aplicados corretamente ajudarão no desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Os autores enfatizam na brincadeira e o jogo como auxiliadores para descobertas das crianças, bem como a importância do professor e da escola proporcionar essas vivências. Dentro da problemática: Qual a importância da ludicidade como ferramenta coadjuvante no processo de aprendizagem da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental optou-se por elencar os seguintes objetivos: Analisar a importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Identificar a importância do lúdico como ferramenta de auxílio pedagógico e verificar como os jogos e brincadeiras são utilizados em sala de aula por parte do professor como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O lúdico pode ser usado como forma de ocasionar uma aprendizagem prazerosa e significativa, estimulando a construção de um novo conhecimento contribuindo, assim, para o desenvolvimento da criança.

Biografia do Autor

Bruna Eduarda Wessendorf de Quadros , Faculdade Sant'Ana

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Sant’Ana, professora da Educação Infantil.  

Nathalya Martins Ferreira , Faculdade Sant'Ana

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Sant’Ana, professora da Educação Infantil.

Maria Elganei Maciel , Faculdade Sant'Ana

Mestre em Educação. Professora da Faculdade Sant’Ana. Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Sant’Ana

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1994.

ALVES, R. É brincando que se aprende. Páginas Abertas. v. 27, n. 10, p. 20-21,2001

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2.ed Rio de Janeiro:LTC,2006

BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

BORBA, Â. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. p.33-45

BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Fnde,2006.p. 33-44.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília/DF:MEC,1998, v. 2

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Ministério da Educação. Brasília. 2007. 2º edição, p.135.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CORDAZZO, S. T. D. Caracterização das brincadeiras de crianças em idade escolar. 2003. Dissertação de Mestrado em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2003

FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

GALLARDO, Jorge S.P. (org). Didática da educação física: a criança em movimento, jogo, prazer e transformação. São Paulo: FTD, 1998.

KISHIMOTO, T. M. O brinquedo na educação: considerações históricas. Ideias, o cotidiano da pré-escola. São Paulo, n.7, p.39-45, 1990.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1996.

KISHIMOTO, T. M Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

MACHADO, M. M. O brinquedo- sucata e a criança. Edições Loyola,2003.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

MARQUES, Marta N.;KRUG, Hugo, N. O jogo como conteúdo da Educação Física Escolar. 2009.

MORAIS, Emelyn. A importância do lúdico na Educação.2018.Disponível em: https://dspace.doctum.edu.br/handle/123456789/1566.

MURCIA, Juan. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

ORTEGA,R. Jogar e aprender. Sevilha: Diada,1990.

PARENTES, Marlene de Souza. O brincar como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade de Brasília, Primavera de Leste, 2014.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Trad. Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

PIMENTEL, Alessandra. Jogo e desenvolvimento profissional: análise de uma proposta de formação continuada de professores. São Paulo,2004.

PORTO, C. L. Brinquedo e brincadeira na brinquedoteca. In: KRAMER,S; LEITE, M. I. F. P. (orgs.). Infância e produção cultural. Campinas, São Paulo: Papirus, 4ª ed. p.171-198, 2005.

RIBEIRO, Débora. Dicionário Online de Português. 2018. Disponível em:https://www.dicio.com.br/ludico/

ROGERS, Carl Ransom.et al. Em busca da vida. São Paulo: Summus, 1983.

RIZZI, L.;HAYDT,R.C. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Ática,1987. 94 p

ROLOFF, Eleana Margarete. A importância do lúdico em sala de aula. Disponívelem<http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana-Margarete-Roloff.pdf>.Acesso em 02 abr 2022.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. (org.). A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Educação, arte e jogo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

SANTOS, Santa Marli Pires dos (org). A criança, o adulto e o lúdico. Rio de Janeiro: Vozes. 2001.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da mente. 6ª ed. São Paulo, SP. Martins Fontes Editora

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

Quadros , B. E. W. de ., Ferreira , N. M. ., & Maciel , M. E. . (2022). LUDICIDADE: UMA FERRAMENTA COADJUVANTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(2), p. 275 - 300. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2305

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)