LINGUAGEM E ATIVIDADE

possibilidades de interação da pessoa com surdocegueira

Autores

  • Roseneide Maria Batista Cirino Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranaguá
  • Karina Cristina dos Santos Costa UNESPAR CAMPUS DE PARANAGUÁ

Resumo

Este trabalho é resultado de um estudo bibliográfico articulado a análise documental que foi realizado sobre um aluno com surdocegueira matriculado numa Escola de Educação Básica na modalidade da Educação Especial de um município da região metropolitana de Curitiba/PR. O estudo em questão tem como objetivo analisar em que medida o aluno com surdocegueira pode se situar como sujeito considerando as implicações da ausência total da audição e um grau severo de baixa visão, com percepção apenas de vultos e contrastes claros e escuro. Toma como pressuposto referenciais que discute sobre surdocegueira e da psicologia histórico cultural pela qual a linguagem é base essencial para a aprendizagem e desenvolvimento. Nessa linha contribuem nesse estudo o teórico Jan Van Dijk, que aborda temas relacionados à surdocegueira além   de Vygotsky, Luria e Leontiev, cujos fundamentos contribuem para a compreensão acerca da linguagem e da atividade do sujeito em prol da aprendizagem. A coleta se deu pela análise documental de relatórios técnicos e pedagógicos, para efetivar a descrição e análise dos dados elaborou-se temas os quais foram discutidos à luz dos referenciais teóricos da psicologia histórico cultural, a partir da qual podemos inferir que a sensibilidade manifesta pela linguagem possibilita a organização das ideias, a consciência de sujeito que age e interage. Os resultados obtidos a partir desse trabalho evidenciaram que a linguagem e a atividade do sujeito foram mediadores necessários no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com surdocegueira.

Biografia do Autor

Roseneide Maria Batista Cirino, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranaguá

Doutora em Educação, Professora Adjunta  Colegiado de Pedagogia, Coordenadora do NESPI -Núcleo de Educação Especial Inclusiva Campus Paranaguá e Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – Profei Unespar  

Karina Cristina dos Santos Costa, UNESPAR CAMPUS DE PARANAGUÁ

Graduanda em Pedagogia pela UNESPAR Campus de Paranaguá, Professora Guia-intérprete da Secretaria de Estado e da Educação (SEED/PR)

Referências

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Publicado

26-08-2023

Como Citar

Cirino, R. M. B. ., & Costa, K. C. dos S. (2023). LINGUAGEM E ATIVIDADE: possibilidades de interação da pessoa com surdocegueira. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(1), p. 106 - 119. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2319

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