AS AÇÕES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM FOCO NO LETRAMENTO

Autores

  • Carolina Miara Froner
  • Juliana Pinto Viecheneski
  • Analia Maria de Fátima Costa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar contribuições de ações formativas, com foco no letramento, desenvolvidas junto a um grupo de professores da Educação Infantil de uma escola particular do município de Paulo Afonso – BA. A metodologia envolveu momentos de leituras, estudos dirigidos, discussões, planejamentos coletivos e socialização de experiências pedagógicas, favorecendo assim, o processo de articulação entre a teoria e a prática. Os principais resultados mostraram que a partir da formação continuada, os professores reelaboraram as suas práticas e efetivaram um trabalho na ótica do letramento, desenvolvendo atividades significativas a partir de brincadeiras e ambientes diversificados. As ações formativas contribuíram para o crescimento profissional dos professores, para o desenvolvimento de novas ações pedagógicas, com diferentes agrupamentos dos alunos e uso de diversos ambientes e gêneros textuais. Os encontros formativos propiciaram, também, a união da equipe escolar, que se mostrou mais motivada, cooperativa e comprometida com o processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos.  Palavras-chave: Alfabetização.  Letramento. Formação Continuada. Educação Infantil.

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Publicado

20-02-2017

Como Citar

Froner, C. M., Viecheneski, J. P., & Costa, A. M. de F. (2017). AS AÇÕES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM FOCO NO LETRAMENTO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 1(1), 66-85. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/43

Edição

Seção

Artigos