REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela CAPES, busca aproximar a formação inicial docente da realidade escolar, articulando teoria e prática. O presente trabalho apresenta reflexões a partir das observações realizadas nas aulas de Educação Física no Colégio Estadual Professora Sirley Jagas, em Ponta Grossa/PR, sob a orientação do professor preceptor Sandro Veloso Teixeira. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso de natureza exploratória, com registros feitos por meio de fichas estruturadas e diário de campo. Os resultados evidenciam que a relação entre professor e alunos é pautada no respeito e na cooperação, o que favorece um ambiente de aprendizagem positivo. Apesar das limitações estruturais da escola, especialmente quanto ao espaço físico, o uso de recursos como o Educatron e a criatividade do professor contribuíram para a condução de aulas dinâmicas e atrativas. Os conteúdos desenvolvidos abrangeram esportes de invasão, práticas corporais de aventura, jogos eletrônicos e danças, em consonância com a BNCC (2018). A experiência no PIBID possibilitou aos acadêmicos compreender a importância do planejamento, da mediação pedagógica e da formação continuada para a qualidade da Educação Física escolar.Downloads
Publicado
22-10-2025
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Henrique Procopio Donato, Tiago Procopio Donato, João Vitor Procopio Donato, Clóvis Marcelo Sedorko

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2839