IMPLICAÇÕES PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS

ensino superior bilíngue para surdos

Autores

  • Taynan Alécio da Silva UEM

Palavras-chave:

Políticas Inclusiva, Educação de Surdos, Bilíngue, Surdos

Resumo

A pesquisa atual tem como tema uma política pública de inclusão de surdos no ensino superior: a definição de experiência. O objetivo geral foi estudar políticas comunitárias que contemplassem o processo de surdez integrada. Como objetivos específicos tem: articular a situação do surdo na sociedade moderna e suas necessidades, bem como políticas sociais e legislação que inclua a inclusão da educação de surdos em todas as esferas sociais, analisar oportunidades e limitações no que proporciona essas estruturas e falta de reconhecimento da língua de sinais como primeira língua e dificuldade no uso do português para surdos. Conclui-se, portanto, que o ensino bilíngue é um caminho possível para aprofundar essa situação. Com base em relatos de experiência audível e comprovada por acadêmicos surdos, professores e tradutores/tradutores profissionais de Libras/Língua Portuguesa, para ilustrar a transferência de métodos que envolvem o ensino de surdos para tornar o processo ensino-aprendizagem mais significativo. A razão pela qual a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema de ensino geral é hoje um guia fundamental para as políticas públicas de educação. O problema de pesquisa se concentra em perguntar como as políticas sociais do sistema de ensino superior atendem às necessidades educacionais dos alunos surdos. A abordagem baseou-se em duas fases, a primeira na realização de um projeto de pesquisa teórica, que contemplou os seguintes estudos sobre estudos culturais surdos, política comunitária de inclusão na educação.

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Biografia do Autor

  • Taynan Alécio da Silva, UEM
    Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná/Campus de Paranavaí (UNESPAR). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Atualmente é graduando em Letras/Libras pela Centro Universitário Unifatecie. 

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Publicado

03-09-2024

Como Citar

IMPLICAÇÕES PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS: ensino superior bilíngue para surdos . (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(1), p. 4 - 16. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2332

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