CÍRCULO DE DIÁLOGOS

UMA VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Nubia Xavier da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Oberdan José Teixeira Chaves Mestrando Instituto Federal do Amapá
  • Marcinete Ferreira Moreira Universidade Federal do Amapá
  • Luis Alexandre Lemos Costa Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Formação continuada de docentes. Covid-19. Círculo de diálogos. Deficiência visual. Relato de experiência

Resumo

A técnica de Círculo de Diálogos remotos foi utilizada para a formação continuada de docentes de alunos com deficiência visual, durante a suspensão das atividades pedagógicas presenciais por ocasião da pandemia de Covid-19. Aqui apresentamos um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O objetivo desse trabalho foi verificar o desenvolvimento, eficácia e eficiência dessa técnica como proposta formativa. Para obter os dados utilizou-se a pesquisa de campo, com a observação participante nos Círculos. Os círculos de diálogos remotos aconteceram de agosto de 2020 a abril de 2021. Como resultado, constatou-se que apesar da resistência inicial, os professores aceitaram a proposta de formação, pois tornou-se um momento onde poderiam compartilhar suas experiências, e juntos se fortaleciam e enfrentavam as situações complexas do ensino remoto para alunos com deficiência visual, diante das incertezas e desafios impostos pela pandemia. Que a experiência aqui relatada colabore como alternativa formativa não somente no período pandêmico, mas como alternativa para diminuir distancias e aproximar educadores que trabalhe com alunos com ou sem deficiência.

Biografia do Autor

Nubia Xavier da Silva, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2003). Pedagoga do Governo do Estado do Amapá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, inclusão, educação especial, semipresencial e pedagogia. Mestranda em Educação Inclusiva, da Universidade Federal do Amapá.

Oberdan José Teixeira Chaves, Mestrando Instituto Federal do Amapá

Professor do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual. Aluno do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Amapá - IFAP.

Marcinete Ferreira Moreira, Universidade Federal do Amapá

Professora do Centro de Apoio Pedagógico a Pessoa com Deficiência visual. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI), da Universidade Federal do Amapá.

Luis Alexandre Lemos Costa, Universidade Federal do Amapá

Professor da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)  

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Silva, N. X. da, Chaves, O. J. T., Moreira, M. F. ., & Costa, L. A. L. (2023). CÍRCULO DE DIÁLOGOS: UMA VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 325 - 341. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2346