A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

Autores

Resumo

A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais. Diante este contexto, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da alfabetização e do letramento. Foi utilizada como método uma pesquisa bibliográfica com fundamentos teóricos já publicados por diversos autores sobre assunto em questão. Mediante ao trabalho desenvolvido, conclui-se que através dos métodos diversificados aplicados na hora de ensinar a estimular à alfabetização e o letramento as aulas ficam mais dinâmicas e eficazes e os alunos ficam mais motivados para aprender determinada matéria, ou seja, eles têm um melhor desenvolvimento, constrói o conhecimento, a autonomia, a curiosidade e desenvolve a consciência crítica. Enfim as atividades diversificadas fazem com que os alunos interpretem e compreendam melhor o sentido das palavras.Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Métodos de Aprendizagem.

Biografia do Autor

Naiara Ferreira de Barros Oliveira, Faculdade Rhema

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Machado de Assis. Aluna da Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pelo Grupo Rhema de Educação, Colombo.

Diego da Silva, UNIANDRADE/Faculdade Rhema

Psicólogo, mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela UFPR. Docente nano Curso de Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pelo Grupo Rhema de Educação/Colombo. Professor da UNIANDRADE. 

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scippicione, 1997. Disponível em: <http://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_ pedagogia/pdf/2012.1/o% 20trabalho%20com%20a%20literatura%20infantil.pdf>. Acesso em: 12 de março de 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROTTO, I. J. O. Alfabetização: um tema, muitos sentidos. 2008. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Paraná.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: Um Diálogo entre a Teoria e a Prática. 5. Ed. Rio de Janeiro Vozes, 2008.

FEIJÓ, O. G. Corpo e Movimento: Uma Psicologia para o Esporte. Rio de Janeiro: ed. Shape, 1992.

FERREIRA, Manuela. Do “avesso” do brincar ou ... as relações entre pares. In: MANUEL, M. J. ; CERISARA, A.B. Crianças e miúdos: perspectivas sóciopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Asa Editores, 2004.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Ronaldo. Alfabetização: leituras do mundo, leituras da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GOULART, Cecília. Letramento e modo de ser letrado: discutindo a base teórico metodológica de um estudo. Revista Brasileira de educação, vol. 11, n. 33, p. 450-460, set./ dez., 2006.

GRISI, Rafael. O ensino da leitura: o método e a cartilha. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1946.

KISHIMOTO, I. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 1995.

______. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/ IEL/ Unicamp, 2007.

LEAL, Telma Ferraz et al. Jogos e brincadeira no Ensino de Língua Portuguesa. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação à Distância. Universidade Federal de Pernambuco. 2006.

LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. 3a edição. São Paulo: Cortez, 2000. 23 p.

MONTANA, Fernanda. Alfabetização: conheça os métodos sintéticos e analíticos. 2016. Disponível em: < http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia /2016/02/ alfabetizacao-conheca-os-metodos-sinteticos-e-analiticos.html>. Acesso em 25 de maio de 2017.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. 2006. Seminário Alfabetização e Letramento em Debate. Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília. Disponível em: <http://www.idadecerta. seduc.ce.gov.br/download%5Cencontro_paic_ceu_24_2602_2010%5Chistorias_do_metodos_de_alfabetizacao_brasil.pdf> . Acesso em 25 de maio de 2017.

PEREZ, C. L. V. O prazer de descobrir e conhecer. IN: GARCIA, Regina Leite (org.). Alfabetização dos alunos das classes populares, ainda um desafio. São Paulo: Cortez, 1992.

PETTY, A. L. S. Ensaio sobre o Valor Pedagógico dos Jogos de Regras: uma perspectiva construtivista. São Paulo, SP, 1995. 133p. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia, USP. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov. br/arquivos/File/2010/artigos teses/2010/Matematica/tese_grando.pdf>. Acesso em 01 de março de 2017.

RIOS, Zoé; LIBÂNIO, Márcia. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

SANTOS, Élia Amaral do Carmo. O lúdico no processo Ensino – aprendizagem. 1999 < http:www.unimat.br >. Acesso em 12 de março de 2017.

SILVA, José Barbosa da. (Org.). Retratos na parede: saberes docentes em educação de jovens e adultos: teatro, cinema, poesia, música, jornais. João Pessoa: Secretara de Educação e Cultura/Textoarte, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

______. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: autêntica, 2001.

______. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas. 2002. Disponível em http: /www.cedes. unicamp.br> Acesso em 15 de março de 2017.

______. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

______.Letramento e Alfabetização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? 2004. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de (org.). Práticas de Leitura e Escrita. 1. Ed. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

09-10-2019

Como Citar

Oliveira, N. F. de B., & Silva, D. da. (2019). A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 3(2), p. 190-203. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/567

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)