NEURÓBICA PARA DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Soraya Comin Grupo Rhema de Educação
  • Diego da Silva Grupo Rhema de Educação

Palavras-chave:

Neuróbica. Deficiência Intelectual. Neurociência. Inclusão.

Resumo

É fato que os alunos com deficiência intelectual necessitam de metodologias diferenciadas para conseguirem utilizar seu potencial cognitivo de maneira satisfatória. Esses alunos em razão de suas limitações precisam de muitos e variados estímulos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição e uma compreensão acerca das características da deficiência intelectual e buscar na neuróbica (ginástica cerebral) contribuições para dinamizar as ações pedagógicas de modo a trabalhar novas conexões cerebrais. O presente artigo, classificado como uma pesquisa bibliográfica, traz também alguns estudos realizados por Lawrence Katz e Manning Rubin, precursores da neuróbica, mostrando que exercícios cerebrais, usando variadas combinações dos sentidos, estimulam padrões de atividades neurais criando mais conexões entre as diferentes áreas do cérebro e contribuindo para que alunos com deficiência intelectual ampliem sua capacidade de sucesso nas atividades escolares e da vida diária.   Palavras-Chave: Neuróbica. Deficiência Intelectual. Neurociência. Inclusão.

Biografia do Autor

Soraya Comin, Grupo Rhema de Educação

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Aluna do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Neuroeducação e Neurociência Aplicada na Aprendizagem pelo Grupo Rhema de Educação, Palmeira

Diego da Silva, Grupo Rhema de Educação

Graduado em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná. Professor da Especialização (Lato Sensu) em Neuroeducação e Neurociência Aplicada na Aprendizagem do Grupo Rhema de Educação, Palmeira.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

Comin, S., & Silva, D. da. (2020). NEURÓBICA PARA DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 4(1), p. 109-122. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1236

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