INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Uma reflexão entre o real e o ideal da prática inclusiva

Autores

  • Lucelia Mateus Lima Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Everson Manjinski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Barbara Gomes Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Práticas inclusivas. Ensino superior. Aprendizagem.

Resumo

Com o propósito refletir sobre a efetivação da inclusão de alunos com deficiência ingressos no ensino superior, o presente artigo traz reflexões a certa da educação inclusiva no âmbito das práticas pedagógicas diante do novo paradigma da educação inclusiva que exige das instituições de ensino superior apoio as políticas educacionais os levando a práticas inclusivas no ambiente universitário. O objetivo da pesquisa é discutir sobre as implicações existentes no processo inclusivo para que se efetive uma educação de excelência que contribua para o processo educativo da pessoa com deficiência. Analisar a política de educação inclusiva, compreender a realidade do processo inclusivo dentro das universidades, além refletir sobre as ações existentes com vista a efetivação de práticas significativas para a formação profissional do acadêmico. O artigo busca reflexão através do confronto das práticas pedagógicas existentes frente a política de inclusão, e assim dentro desta perspectiva encontrar ações efetivas para inclusão de alunos com deficiência no ensino superior.

Biografia do Autor

  • Lucelia Mateus Lima, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Graduada em Pedagogia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Bacharel em Direito e licenciado em Letras (UEPG). Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). 
  • Barbara Gomes, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professora de Educação Infantil, no Município de Araucária- Pr. Graduada em Pedagogia e Gestão do Meio Ambiente. Mestranda em Educação Inclusiva. PROFEI/UEPG 2023.

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Uma reflexão entre o real e o ideal da prática inclusiva. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(1), p. 49 - 60. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2583

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